Cinco coisas que você precisa saber para começar esta terça-feira, 27 de maio

O plano da UE para negociar tarifas; Alemanha supera Japão como maior credor

A União Europeia está tentando acelerar as negociações comerciais com os EUA apenas seis semanas antes da entrada em vigor das tarifas de 50% ameaçadas pelo presidente Donald Trump (Foto: Angel Garcia/Bloomberg)
27 de Maio, 2025 | 08:22 AM

As ações na Europa operavam em alta nesta manhã de terça (27) depois que o Japão indicou que busca estabilizar seu mercado de dívida após semanas de aumento dos rendimentos. O mercado nos EUA, volta à ativa após o feriado de Memorial Day.

Confira a seguir cinco destaques desta terça-feira (27 de maio):

PUBLICIDADE

1. O plano da UE para negociar com Trump

A União Europeia está tentando acelerar as negociações comerciais com os EUA apenas seis semanas antes da entrada em vigor das tarifas de 50% ameaçadas pelo presidente Donald Trump.

A Comissão Europeia, que lida com questões comerciais para a UE, concentrará sua nova estratégia em setores críticos, bem como em barreiras tarifárias e não tarifárias, de acordo com pessoas familiarizadas com os planos ouvidas pela Bloomberg News.

O chefe de comércio da UE, Maros Sefcovic, conduzirá as negociações políticas em setores como aço e alumínio, automóveis, produtos farmacêuticos, semicondutores e aeronaves civis.

PUBLICIDADE

2. Alemanha supera o Japão

O Japão perdeu sua posição como a maior nação credora do mundo pela primeira vez em 34 anos, cedendo o título para a Alemanha, apesar de ter registrado um valor recorde de ativos no exterior.

A ascensão da Alemanha reflete seu substancial superávit em conta corrente, que atingiu 248,7 bilhões de euros em 2024 graças, em grande parte, a um forte desempenho comercial.

3. Avanço na volta do feriado

Os títulos de renda fixa se recuperaram em todo o mundo nesta manhã de terça-feira (27) depois que o Japão indicou que busca estabilizar seu mercado de dívida após semanas de aumento dos rendimentos. O dólar voltou a subir.

PUBLICIDADE

Os títulos do Tesouro se recuperaram - a taxa da dívida de 10 anos caiu seis pontos-base, para 4,45% -, já que os rendimentos mais baixos no Japão e um corte na oferta provavelmente reduzirão a concorrência por ativos em dólar.

Os futuros dos índices de ações do S&P 500 e do Nasdaq 100 saltaram mais de 1%, mantendo seus ganhos do feriado de segunda-feira, depois que o presidente Donald Trump estendeu o prazo para a implementação de tarifas agressivas da zona do euro em cerca de um mês. As ações na Europa subiram.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: IOF: Qual será o impacto para as empresas com o aumento de imposto anunciado pelo governo

PUBLICIDADE

Folha de São Paulo: Empresas e oposição fazem ofensiva contra alta do IOF, e Hugo Motta diz que Brasil não precisa de mais imposto

Valor Econômico: Mais da metade da indústria do Brasil pode sofrer com tarifa dos EUA, aponta Ibre

O Globo: Ofensiva do setor privado eleva pressão sobre Motta por anulação do aumento do IOF e amplia crise

5. Agenda

Brasil

  • 09:00: IPCA-15 Acumulado 12 meses
  • 09:00: IPCA-15 (Mensal)

EUA

  • 10:00: Índice de Preços de Imóveis
  • 11:00: Confiança do Consumidor CB

-- Com informações da Bloomberg News.