Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quarta-feira, 7 de maio

A receita do CEO da Embraer para crescer; vendas de Shein e Temu caem nos EUA; investidores aguardam decisões de juros nos EUA e no Brasil

Banco Central de Brasil en Brasilia
07 de Maio, 2025 | 09:18 AM

Investidores aguardam nesta quarta-feira (7) as decisões de juros do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, e do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central do Brasil.

A expectativa do mercado é que o Fed mantenha a taxa de juros americana inalterada no intervalo entre 4,25% e 4,5% ao ano.

PUBLICIDADE

No Brasil, a projeção do mercado é de nova alta de 0,5 ponto percentual na Selic, levando a taxa a 14,75% ao ano. É esperado que a decisão seja a última do ciclo de alta da Selic.

Confira a seguir cinco destaques desta quarta-feira (7 de maio):

1. A receita do CEO da Embraer para crescer

Desde que Francisco Gomes Neto chegou à presidência da Embraer, em 2019, a expressão “tempestade perfeita” poderia se aplicar à jornada enfrentada pelo executivo em diferentes momentos.

PUBLICIDADE

Além da herança de uma fusão não concretizada com a Boeing, o executivo enfrentou desafios como os efeitos da pandemia, a falta de insumos decorrente da guerra na Ucrânia e os atrasos na cadeia de fornecedores.

Gomes se diz confiante na perspectiva de crescimento contínuo da companhia, a despeito do aumento das incertezas com a guerra tarifária em curso.

E elencou diferentes frentes em que a Embraer evoluiu nos últimos anos, a ponto de criar uma espécie de receita para crescer a despeito das crises, do que descreve como “nivelamento de produção” à uma cultura de resolução de problemas.

PUBLICIDADE

“Mesmo com mais uma crise que enfrentamos, estou confiante. Vamos entregar os resultados que nos propusemos para 2025 e os anos seguintes serão melhores ainda”, disse o executivo em entrevista à Bloomberg Línea.

2. Vendas de Shein e Temu caem nos EUA após tarifas

Shein e Temu registraram quedas de dois dígitos nas vendas na semana seguinte ao aumento dos preços de varejo para cobrir os custos do aumento das tarifas dos EUA, um sinal inicial de que as medidas comerciais punitivas de Donald Trump afetaram a popularidade das plataformas de compras.

A Shein registrou uma queda de 23% nas vendas observadas nos EUA durante a semana de 25 de abril a 1º de maio, em comparação com os sete dias anteriores, quando os aumentos de preços não haviam sido aplicados, de acordo com a Bloomberg Second Measure, que analisa dados de cartões de crédito e débito.

PUBLICIDADE

As vendas da Temu, de propriedade da PDD, caíram 17% no mesmo período, segundo os dados.

3. Mercados

Os futuros dos EUA operam em alta nesta quarta-feira (7), impulsionados pelo otimismo de que as tensões entre as duas maiores economias do mundo possam diminuir após o anúncio de novas negociações comerciais entre China e Estados Unidos.

Os contratos futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 avançaram 0,5% com a notícia de que autoridades dos dois países se reunirão nesta semana na Suíça.

As ações na Ásia também subiram após a China reduzir sua taxa de juros para estimular a economia.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Cardeais pedem unidade da Igreja em missa que abre conclave; votantes seguem para Capela Sistina

Folha de São Paulo: Em missa pré-conclave, cardeal pede unidade da Igreja em momento ‘difícil e complexo’

Valor Econômico: O que esperar das decisões do Fed e Copom sobre juro

O Globo: Ritual de escolha do novo Papa começa: veja o passo a passo do conclave em gráficos 3D

5. Agenda

Brasil

  • 09:00: PIM: Produção Industrial (YoY %)
  • 18:30: Anúncio da Taxa de Juros (%)

EUA

  • 15:00: FOMC - Decisão da taxa de juros (%)
  • 15:30: Entrevista de Jerome Powell

-- Com informações da Bloomberg News.