Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quarta-feira

Investidores monitoram divulgação de PIB e Livro Bege nos EUA; por aqui, mercado deve reagir à rejeição da Vibra da proposta de fusão com a Eneva

Caminhão e tanques da Vibra Energia
29 de Novembro, 2023 | 08:45 AM

Bloomberg Línea — Os investidores ficam de olho nesta quarta-feira (29) na divulgação de uma série de indicadores importantes, como o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos e o Livro Bege.

Por aqui, foi publicado mais cedo o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de novembro, que ficou abaixo do esperado por economistas do mercado financeiro.

PUBLICIDADE

No cenário corporativo, a Vibra (VBBR3) rejeitou a proposta de fusão feita pela Eneva (ENEV3) em fato relevante divulgado na terça-feira (28).

Confira a seguir cinco destaques desta quarta-feira (29):

1. Vibra rejeita proposta da Eneva

A Vibra rejeitou a proposta de fusão feita pela Eneva em fato relevante divulgado após o fechamento do mercado na terça. Para o conselho de administração da companhia, a fusão é “injustificável” e “não possui qualquer atratividade para os acionistas da Vibra”.

PUBLICIDADE

“Não entramos no mérito estratégico de uma possível fusão neste momento. Contudo, as potenciais sinergias indicadas na proposta precisam ser aprofundadas e foram, em grande medida, baseadas na solidez da nossa própria estrutura de capital e base única de clientes”, diz o documento.

2. IGP-M

Em novembro, o IGP-M acelerou para 0,59%, de 0,50% no mês passado. No acumulado do ano, o índice recua 3,89%, enquanto tem contração de 3,46% nos últimos 12 meses. Em novembro de 2022, o índice tinha registrado uma queda de 0,56% e acumulava alta de 5,90% nos 12 meses anteriores.

“No mês de novembro, observou-se um incremento substancial nos preços de commodities componentes do índice ao produtor. Destacam-se, os significativos aumentos no preço do farelo de soja, ascendendo de 0,51% para 5,41%, e no café em grão, que apresentou uma variação de -1,60% para 6,36%”, disse André Braz, Coordenador dos Índices de Preços da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em comunicado divulgado à imprensa.

PUBLICIDADE

3. Mercados

As ações avançam nos mercados globais, enquanto os Treasuries ampliam o rali de novembro à medida que crescem as expectativas de que o Federal Reserve já concluiu seu aperto monetário e pode começar a reduzir as taxas de juros no próximo ano.

Os títulos estão subindo no ritmo mensal mais rápido desde 2008, à medida que a inflação continua a desacelerar e os funcionários do Fed adotam um tom mais dovish. O índice MSCI All Country World de ações subiu 8,7% até agora neste mês, o maior avanço desde novembro de 2020.

O índice Stoxx 600 da Europa subia 0,5% por volta das 8h45 (horário de Brasília), e os futuros de ações dos EUA apontavam para ganhos na abertura.

PUBLICIDADE

4. Manchetes dos principais jornais

Estadão: Ministro de Lula distribui 31 retransmissoras de TV para empresário do seu núcleo político

Folha de S. Paulo: Lula é aconselhado a acelerar sucessão de Dino na Justiça

O Globo: Lauro Jardim: Ministério da Justiça não será desmembrado para a criação da Segurança Pública

Valor Econômico: Empresas reduzem custos e garantem melhora no resultado do 3º trimestre

5. Agenda

Brasil:

  • 9h: IPP

Estados Unidos:

  • 10h30: PIB dos EUA
  • 10h30: Balança Comercial de Bens
  • 10h30: Nível de Estoques do Varejo excluindo Automóveis
  • 12h30: Estoques de Petróleo Bruto e em Cushing
  • 15h45: Discurso de Loretta Mester, membro do Fomc
  • 16h: Livro Bege

China:

  • 22h30: PMI Industrial
  • 22h30: PMI não-manufatura

-- Com informações da Bloomberg News

Leia também:

SYN avança na gestão de shopping e vai além do aluguel. Falta convencer o mercado

Charlie Munger, braço-direito de Buffett na Berkshire, morre aos 99 anos

Os planos do CEO destituído da GetNinjas após disputa com gestoras Reag e ARC

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.