Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quarta-feira, 21 de maio

As oportunidades que o Citi vê em LatAm; rumores de que Israel poderá atacar o Irã impulsionam petróleo nesta manhã e mais

A Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) nos EUA
21 de Maio, 2025 | 09:51 AM

Os futuros dos EUA recuaram, enquanto o petróleo subiu nesta manhã de quarta-feira (21) depois que a CNN reportou informações de inteligência dos EUA que sugeriram que Israel poderia estar se preparando para um possível ataque às instalações nucleares do Irã.

Confira a seguir cinco destaques desta quarta-feira (21 de maio):

PUBLICIDADE

1. As oportunidades que o Citi vê em LatAm

Em suas viagens por diferentes países da América Latina, como parte de seu trabalho como CEO do Citi para a região, Julio Figueroa tem observado com atenção o que descreve como acelerado avanço da digitalização financeira.

“O uso de dinheiro em espécie está diminuindo drasticamente. Todos estão com carteiras digitais — no Peru, na Colômbia, no Brasil com o Pix. A qualquer lugar que você vá, paga um vendedor de rua, por exemplo, com uma carteira digital", disse o executivo argentino.

No fim do dia, essa tendência também tem favorecido o banco de Wall Street presente há mais de cem anos na região, na medida em que a digitalização se estende para os serviços financeiros de empresas que são clientes.

PUBLICIDADE

“Toda a digitalização do setor bancário é positiva para nós, porque não temos grande presença física nos países. Não temos agências. As empresas praticamente não usam mais dinheiro em espécie. É algo que nos fortalece, pois somos muito fortes em serviços bancários digitais e isso está no centro da nossa estratégia”, disse o CEO do Citi para América Latina em entrevista à Bloomberg Línea.

2. Toyota transforma RAV4 em SUV apenas híbrido nos EUA

A Toyota decidiu descartar a versão movida a gasolina de seu veículo mais vendido nos Estados Unidos, à medida que a montadora japonesa se empenha ainda mais na introdução de híbridos.

A última geração do crossover compacto RAV4, disponível no final deste ano, vem equipada com um trem de força híbrido padrão ou plug-in, o que significará o abandono da opção movida apenas a gasolina que representa a maior parte das vendas atuais, informou a empresa na terça-feira (20).

PUBLICIDADE

A medida segue a mudança do ano passado para um sedã Camry totalmente híbrido.

Leia também: Fim da era 100% a gasolina? Toyota transforma RAV4 em SUV apenas híbrido nos EUA

“O sucesso geral que tivemos com a venda de híbridos nos deu total confiança de que poderíamos fazer isso com esse carro também”, disse Mark Templin, diretor de operações da Toyota Motor nos EUA, sobre o novo RAV4.

PUBLICIDADE

3. Mercados

Os investidores estão procurando pistas sobre se os ganhos recentes das ações podem ser sustentados, mesmo com o Federal Reserve esperando para ter uma visão mais clara da economia antes de reduzir as taxas de juros.

“A maioria dos investidores profissionais ainda está bastante cautelosa, e acho que com razão, dadas as perspectivas econômicas e a incerteza política, que é extremamente alta”, disse Joe Little, estrategista-chefe global do HSBC Asset Management em Hong Kong.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Como a Rússia transformou o Brasil numa fábrica de espiões

Folha de São Paulo: Brasil entra na rota de sanções contra Rússia, de quem compra mais de 60% do diesel importado

Valor Econômico: Fila de espera do INSS quase dobra em um ano e deve elevar despesas

O Globo: Rússia transforma o Brasil em ‘fábrica de espiões’; agentes federais atuam para desmantelar esquema

5. Agenda

Brasil

  • 14:30: Fluxo Cambial Semanal

EUA

  • 11:30: Estoques de petróleo bruto
  • 14:00: Leilão de Títulos de 20 anos

-- Com informações da Bloomberg News.