Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quarta-feira

Investidores monitoram hoje a divulgação do PIB dos Estados Unidos, os dados dos PMIs na China e a inflação do aluguel (IGP-M) no Brasil

Por

Bloomberg Línea — Os investidores monitoram nesta quarta-feira (30) a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, às 9h30, no horário de Brasília. A projeção, segundo o mercado, é de crescimento de 2,4% no segundo trimestre deste ano, ante 2,0% no período anterior.

Em meio às incertezas sobre seu desempenho econômico, a China divulga os PMIs de agosto. O dado de serviços deve cair próximo da marca que delimita contração e o indicador industrial pode mostrar queda mais acentuada da atividade, segundo a Bloomberg Economics.

As viagens durante os feriados de verão provavelmente não conseguiram compensar pontos negativos, incluindo o aprofundamento da queda do setor imobiliário chinês, que tem prejudicado o consumo e os investimentos.

Mais cedo, no Brasil foi divulgado o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que caiu 0,14% em agosto, após queda de 0,72% no mês anterior.

Por aqui também foi aprovada a urgência para o projeto de lei que prevê a desoneração da folha de pagamentos em 17 setores. Segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o texto deve ser votado ainda hoje.

Confira a seguir cinco destaques desta quarta-feira (30):

1. China e queda no aço

Os preços do aço na China devem continuar em trajetória de queda até o final do ano e em 2024, com enfraquecimento da demanda e excesso da capacidade produtiva, segundo a Capital Economics.

A crise prolongada no setor imobiliário chinês é o maior fator de baixa, disse a empresa de pesquisa com sede em Londres. Os esforços de Pequim para estimular a economia irão, na melhor das hipóteses, conter o declínio.

Embora os gastos do governo com infraestrutura possam ajudar a sustentar uma demanda mínima, as vendas de imóveis estão em “queda de longo prazo devido a fatores demográficos e ao êxodo rural mais lento para as cidades”, afirmou a Capital Economics. Ao mesmo tempo, o crescimento das exportações de aço pode diminuir com a desaceleração econômica em países desenvolvidos.

2. IGP-M cai em agosto

O IGP-M, conhecido como a inflação do aluguel, registrou queda de 0,14% em agosto, acumulando taxa de -5,28% no ano e de -7,20% em 12 meses. Em agosto de 2022, o índice havia caído 0,70% e acumulava alta de 8,59% em 12 meses.

“Nesta apuração do IGP-M, os produtos agropecuários (de -1,87% para 0,02%) e industriais (de -0,75% para -0,24%) contribuíram para a taxa menos negativa do índice ao produtor. Na parte agrícola, a maior influência veio da soja (de 0,03% para 5,63%) e, do lado industrial, do óleo Diesel (de 0,00% para 4,15%). A taxa do INCC acelerou e foi outro destaque importante a contribuir para a queda menos intensa do IGP-M, sendo a mão-de-obra (de 0,38% para 0,71%) a principal contribuição para a aceleração deste índice”, escreve André Braz, coordenador dos índices de preços do IBGE, em nota.

3. Mercados

Títulos e ações europeias caem após dados de preços sugerirem que a inflação pode ainda não estar recuando totalmente na zona do euro. O rendimento dos títulos alemães de 10 anos subiu até seis pontos-base para 2,57%, depois que relatórios mostraram que a inflação acelerou em quatro dos seis estados alemães em agosto. Um relatório separado mostrou que a inflação na Espanha também aumentou.

O índice Stoxx Europe 600 recuava, com empresas de serviços públicos apresentando desempenho inferior, enquanto a Orsted A/S despencou mais de 20% na bolsa depois que a empresa de geração de energia dinamarquesa projetou possíveis prejuízos de até US$ 2,3 bilhões relacionados ao seu portfólio nos Estados Unidos.

Em Wall Street, os contratos futuros de ações cediam após três dias consecutivos de ganhos.

4. Manchetes dos principais jornais

Estadão: Governo precisará arrecadar mais para fechar orçamento de 2024; veja quais medidas estão em discussão

Folha de S. Paulo: Governo Lula finaliza proposta para proibir militar em cargo político

O Globo: Ataques golpistas: Governo Lula exonerou, em média, dez militares do GSI por semana

Valor Econômico: Fundos exclusivos têm saídas de R$ 71,4 bi

5. Agenda

Nos Estados Unidos, hoje é publicada, às 9h15, no horário de Brasília, a variação de empregos privados ADP. Às 11h, são divulgados dados sobre as vendas pendentes de moradias.

Na China, às 22h30 são publicados o PMI Composto, PMI Industrial e PMI não-manufatura.

-- Com informações da Bloomberg News

Leia também:

WhatsApp prepara serviço de pagamentos para grandes empresas, diz executivo

Vale deve iniciar projeto de ‘aço verde’ no Brasil e EUA para reduzir emissões

Lucro recorde e o que mais esperar do 1º resultado do UBS com o Credit Suisse