Após bater recordes, Ibovespa cai 0,46% acompanhando recuo de bolsas internacionais

Índices americanos caíram após declaração de Trump sobre sua escolha para presidir o Federal Reserve depois da saída de Jerome Powell

After Hours
16 de Janeiro, 2026 | 06:47 PM

Bloomberg Línea — Após bater recordes por dois dias consecutivos, o Ibovespa (IBOV) fechou em queda nesta sexta-feira (16) acompanhando o movimento das principais bolsas internacionais, que também recuaram.

O principal índice da B3 caiu 0,46%, aos 164.799 pontos.

PUBLICIDADE

Já o dólar subiu 0,08%, cotado a R$ 5,37.

Fechamento dos mercados nesta sexta-feira (16)

Entre as ações mais negociadas na B3 ao longo do dia, a CVC (CVCB3) caiu 10,74% após a anúncio de troca de comando da empresa, com a saída do CEO Fabio Martinelli Godinho, substituído por Fabio Mader.

As ações preferenciais da Petrobras (PETR4) tiveram uma recuperação parcial das perdas registradas nos últimos dias e subiram 0,79%.

PUBLICIDADE

No exterior, as expectativas de mais um dia de alta das bolsas foram frustradas pela preocupação de que o presidente Donald Trump esteja perdendo o ânimo em relação ao seu favorito para chefiar o Federal Reserve, Kevin Hassett.

Leia também: Novo favorito para o Fed? Trump se diz em dúvida sobre Hassett para suceder Powell

Trump disse que, se Hassett deixasse seu cargo como diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, isso privaria o governo de um de seus porta-vozes mais influentes sobre a economia. Ele era visto como um dos principais candidatos a suceder o presidente do Fed, Jerome Powell.

PUBLICIDADE

Os títulos do Tesouro caíram em toda a curva, à medida que os investidores reduziram ligeiramente as expectativas de cortes nas taxas de juros do Fed neste ano.

O S&P 500 teve dificuldades para ganhar impulso, apesar da alta das gigantes fabricantes de semicondutores, e fechou a semana em baixa.

-- Com informações da Bloomberg News.