Agenda dos mercados: cinco assuntos quentes para o Brasil nesta semana

Divulgação do IPCA-15, no Brasil, e do PCE, nos Estados Unidos, tendem a influenciar os mercados nesta semana; veja os destaques

Inflação deve estar no radar de investidores
Por Josue Leonel
26 de Novembro, 2023 | 01:26 PM

Bloomberg — Mercado de juros aguarda o IPCA-15 em meio a apostas na possibilidade de uma Selic de um dígito em 2024. PCE nos EUA, com estimativa de desaceleração, move taxas globais. Commodities monitoram Opep+ e PMI da China. Câmbio define Ptax e cena corporativa inclui Petrobras, Itaú e Americanas.

Veja os destaques:

PUBLICIDADE

Inflação, fiscal e Ptax

Juros futuros reagem na terça-feira (28) ao IPCA-15 de novembro, que tem estimativa de aceleração na comparação mensal, para 0,31%, e desaceleração em termos anuais, para 4,82%.

“Preços de alimentos provavelmente pressionaram o índice para cima, mas os custos de transportes devem ter desacelerado com a queda dos preços de combustíveis, apesar da alta das passagens aéreas”, diz Adriana Dupita, da Bloomberg Economics.

O mercado precifica uma Selic entre 9,75% e 10% no final do ciclo de alívio. Semana de agenda cheia ainda traz IGP-M, resultado fiscal do governo central, taxa de desemprego e produção industrial. Mercado de câmbio define Ptax no dia 30.

PUBLICIDADE

Desoneração, Lula em Dubai

A equipe econômica pretende apresentar medidas para aumentar as receitas depois da COP28 e apresentará ao Congresso uma alternativa para a desoneração da folha de pagamentos, vetada pelo presidente Lula, disse na sexta-feira (24) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O Congresso ameaça derrubar o veto, segundo os jornais.

Lula lidera comitiva brasileira que participará da COP28, cúpula do clima que será realizada a partir do dia 30, em Dubai. Ele também deve visitar outros países, incluindo Arábia Saudita, Qatar e Alemanha, segundo a Agência Brasil. O Brasil assume em 1º de dezembro a presidência do G-20.

PCE e Powell

As expectativas de fim do aperto monetário nos EUA devem ser testadas pelo PCE, que sai no dia 30 e deve mostrar desaceleração, segundo economistas pesquisados pela Bloomberg.

PUBLICIDADE

O chamado supernúcleo da inflação provavelmente desacelerou para 0,1%, permitindo ao Fed não elevar mais o juro no resto do ano, segundo a Bloomberg Economics.

Agenda ainda inclui PIB e ISM. Na sexta-feira, estão previstas duas falas do presidente do Fed, Jerome Powell. Outros dirigentes também falam na semana.

China e Opep+

Os mercados de commodities acompanham nos dias 29 e 30 a divulgação de PMIs de manufaturas e não-manufaturas na China. Os dados industriais devem seguir abaixo de 50 em novembro, mostrando contração, enquanto o de serviços tem estimativa de alta, para 51,1. A Opep+ realiza no dia 30 a sua reunião, que estava prevista para esta semana mas foi adiada diante de divergências sobre quotas de produção. Encontro será online.

PUBLICIDADE

Americanas, Itaú, Petrobras

Um acordo entre Americanas e bancos credores para reestruturar a dívida da varejista poderá ser alcançado. A varejista não comentou.

O Itaú reúne os acionistas em assembleia para discutir reorganização societária e possível cisão do Itaú BBA na quinta.

Depois de anunciar plano estratégico com aumento de investimentos, a Petrobras promove reunião pública com analistas e investidores em Nova York na terça-feira.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Vendas online da Black Friday crescem nos EUA em sinal de força do consumo

Mercado de imóveis mundo afora teme ‘período glacial’ com juros altos por mais tempo