Bloomberg — As ações globais operam em alta nesta sexta-feira (20), com investidores à espera dos dados do PIB do quarto trimestre dos EUA e do índice de inflação (PCE). O petróleo Brent segue negociado perto do maior nível em seis meses.
Os futuros do S&P 500 subiram 0,3% após as tensões entre EUA e Irã pressionarem o índice na quinta-feira. O ouro foi negociado pouco acima de US$ 5.000 a onça, o petróleo ficou praticamente estável após alta de quase 6% desde segunda-feira, e o dólar caminha para sua melhor semana desde outubro.
Os militares dos EUA estão reforçando sua presença no Oriente Médio enquanto o presidente Donald Trump pressiona o Irã por um acordo nuclear. Apesar da tensão inicial afetar ativos de risco, investidores observam que choques geopolíticos recentes tiveram impacto limitado nos mercados.
“Se um conflito for iminente, provavelmente será de curta duração”, escreveu Emmanuel Cau, estrategista de ações do Barclays Plc. “Historicamente, quedas provocadas por fatores geopolíticos acabam sendo boas oportunidades de compra, com Trump ainda disposto a dar tempo às negociações.”
A atenção se volta agora para os próximos indicadores, incluindo o PIB do quarto trimestre e o indicador de inflação preferido do Federal Reserve.
“Em nosso cenário-base de expansão contínua apoiada por políticas, os mercados estão mais sensíveis a surpresas de inflação do que à resiliência do crescimento em si”, disse Francisco Simón, chefe de estratégia europeia da Santander Asset Management. “Em termos de múltiplos ativos, a parte curta da curva dos Treasuries é hoje o principal canal de transmissão.”
Veja a seguir outros destaques desta manhã de sexta-feira (20 de fevereiro):
- Caso Master. O ministro do STF André Mendonça ampliou o acesso da Polícia Federal à investigação do Master. A decisão permite oitivas, o compartilhamento de provas e mantém o material sob custódia da PF. A medida ocorre após suspeitas sobre a condução do caso e possíveis ligações de Dias Toffoli com Daniel Vorcaro.
- Presidência do BCE. Christine Lagarde disse em entrevista ao Wall Street Journal que sua base de referência é permanecer na presidência do BCE até o fim do mandato. Ela disse que sua missão é garantir a estabilidade financeira. O Financial Timesnoticiou na quarta-feira que ela poderia deixar o cargo antes do prazo.
- Encontro Brasil-Índia.Os dois países procuram avançar em minerais críticos e inteligência artificial durante encontro entre o presidente Lula e o primeiro-ministro Narendra Modi em Nova Délhi. Eles têm buscado um modelo mais inclusivo e aberto de governança da IA, em meio à disputa tecnológica entre EUA e China.

🔘 As bolsas ontem (19/02): Dow Jones Industrials (-0,54%), S&P 500 (-0,28%), Nasdaq Composite (-0,31%), Stoxx 600 (-0,53%), Ibovespa (+1,35%).
→ Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.
-- Com informações da Bloomberg News.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Gigantes de vale-refeição travam batalha judicial contra novas regras do setor







