Ações globais sobem com expectativa de corte de juros pelo Fed em dezembro

Investidores aguardam a divulgação de dados na semana. Agenda inclui vendas no varejo, PPI e bens duráveis, que ajudarão a calibrar apostas sobre o Fed

NO RADAR DOS MERCADOS
24 de Novembro, 2025 | 06:50 AM

Bloomberg — As ações globais operam em alta nesta segunda-feira (24), enquanto investidores se preparam para a divulgação de dados econômicos importantes durante a semana e o aumento das expectativas por um corte de juros nos EUA em dezembro.

O S&P 500 caminhava para estender os ganhos, com os futuros subindo 0,7%. Na Ásia, um salto de 4,7% do Alibaba Group Holding impulsionou os índices após a forte estreia do novo aplicativo de IA da gigante de e-commerce. As ações europeias também subiram, apoiadas pelo desempenho dos setores automotivo, de mineração e de tecnologia.

PUBLICIDADE

O Bitcoin apagou as perdas registradas mais cedo nesta segunda-feira, depois de uma semana difícil, em mais um sinal de melhora no sentimento. O petróleo recuou levemente, enquanto traders avaliam as perspectivas de um possível acordo de paz entre Ucrânia e Rússia. O dólar e os Treasuries dos EUA tinham poucas variações.

Os mercados ganharam força na sexta-feira depois que o presidente do Fed de Nova York, John Williams, afirmou que um corte de juros no curto prazo continua sendo uma possibilidade.

O otimismo também foi reforçado por uma notícia de que autoridades dos EUA estão em discussões preliminares para permitir que a Nvidia Corp. venda seus chips H200 para a China. Isso encerrou uma semana volátil em Wall Street marcada por preocupações com as altas avaliações do setor de inteligência artificial.

PUBLICIDADE

Os dados de vendas no varejo abrirão uma semana movimentada, com a expectativa de que o crescimento de setembro tenha desacelerado, já que consumidores seguem pressionados pelos preços elevados e pelo receio de perder o emprego.

O relatório, previsto para terça-feira, antecede o feriado de Ação de Graças e a Black Friday, o maior evento de varejo do ano.

Outros indicadores esperados nos próximos dias incluem o índice de preços ao produtor e os pedidos de bens duráveis.

PUBLICIDADE

“Há sinais crescentes de que a economia continua fraca, o que colocará ainda mais foco no dado de vendas no varejo desta semana, embora, mais uma vez, o número seja um pouco histórico”, disse Richard Hunter, chefe de mercados da Interactive Investor. “Haverá alguma esperança de que o sentimento mais cauteloso recente possa ser ao menos temporariamente revertido.”

Veja a seguir outros destaques desta manhã de segunda-feira (24 de novembro):

- BHP recua da oferta pela Anglo. A companhia desistiu de uma nova investida para comprar a Anglo American após conversas preliminares indicarem que sua proposta não era superior ao acordo já firmado entre Anglo e Teck Resources. A BHP informou que volta a priorizar o plano de crescimento orgânico.

PUBLICIDADE

- E-commerce impulsiona Prosus. O lucro ajustado da companhia no primeiro semestre do ano fiscal foi de US$ 250 milhões, impulsionado pelo avanço do negócio de e-commerce e pela venda de 1% de sua participação na Tencent. A Prosus disse estar no caminho para alcançar até US$ 1,2 bilhão em Ebitda no ano.

- Lenovo reforça estoques. A empresa aumentou em 50% seus estoques de memória e outros componentes para enfrentar a escassez provocada pelo boom de IA. A empresa informou ter chips suficientes para todo o ano de 2026, enquanto busca evitar repassar custos aos clientes no curto prazo e manter o ritmo das vendas.

🔘 As bolsas na sexta-feira (21/11): Dow Jones Industrials (+1,08%), S&P 500 (+0,98%), Nasdaq Composite (+0,88%), Stoxx 600 (-0,33%), Ibovespa (-0,39%)

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

-- Com informações da Bloomberg News.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também:

Esta boutique de M&A superou bancos atendendo só o lado vendedor. E chegou a 500 deals