Ações globais recuam, e bitcoin chega a cair 6% em início de mês negativo para mercados

Queda de índices internacionais indicam um sinal de aversão ao risco antes da publicação de uma série de dados econômicos dos EUA nesta semana. Recuo de criptomoedas gerou um novo ímpeto para uma venda abrangente de tokens

NO RADAR DOS MERCADOS
01 de Dezembro, 2025 | 06:34 AM

Bloomberg — As ações globais começaram o dia em queda, e as criptomoedas despencaram, em um sinal uma aversão ao risco em mercados internacionais antes da publicação de uma série de dados econômicos dos EUA nesta semana. Os recuos ocorrem mesmo considerando que as apostas de um corte na taxa de juros do Federal Reserve em dezembro permanecem firmes.

Os contratos futuros do S&P 500 caíram até 0,8%, enquanto os do Nasdaq 100 caíram 1,1%. Os futuros europeus também apontaram para uma abertura fraca para as ações.

PUBLICIDADE

O bitcoin chegou a cair 6%, ficando abaixo de US$ 86.000, o que gerou um novo ímpeto para uma venda abrangente que parecia ter se estabilizado. A maioria dos tokens seguiu um padrão semelhante, e o ether caiu mais de 7%.

Na Ásia, o indicador de ações regionais caiu 0,4%.

As ações japonesas lideraram as perdas e o iene se fortaleceu, já que o governador do Banco do Japão, Kazuo Ueda, deu a dica mais clara até o momento de que seu conselho poderia aumentar as taxas em breve, destacando a possibilidade de um movimento na reunião do banco central este mês. Antes de seu discurso, o rendimento dos títulos de dois anos subiu para o nível mais alto desde 2008.

PUBLICIDADE

A semana que se inicia deverá oferecer um retrato crucial da dinâmica econômica dos EUA, já que os formuladores de políticas avaliam a trajetória das taxas rumo a 2026.

Com a inflação e a demanda do consumidor sob escrutínio, é provável que os dados moldem as expectativas quanto à continuidade do ciclo de flexibilização do Fed.

Os traders também estão se preparando para uma possível mudança na liderança do banco central, e o presidente Donald Trump disse no domingo (30) que já decidiu qual será sua escolha para a próxima presidência do Fed.

PUBLICIDADE

“Os investidores estão cautelosos em adicionar riscos antes dos próximos dados e eventos macroeconômicos dos EUA”, disse Jung In Yun, CEO da Fibonacci Asset Management Global. Essa parece ser uma abordagem de esperar e observar, disse ele.

O MSCI All Country World Index caiu 0,1% em novembro, depois de subir por sete meses consecutivos.

A recuperação foi interrompida quando o otimismo em torno das ações de IA de alta volatilidade vacilou devido a preocupações crescentes sobre avaliações exageradas e planos de gastos excessivos. O indicador global de ações subiu em média 0,5% em dezembro nos últimos 10 anos, segundo dados históricos compilados pela Bloomberg.

PUBLICIDADE

O Bloomberg Dollar Spot Index subiu ligeiramente na segunda-feira, após quatro dias de perdas.

O petróleo bruto WTI subiu depois que a OPEP+ confirmou que manterá seus planos de pausar os aumentos de produção durante o primeiro trimestre. A prata e o cobre também subiram após atingirem novos recordes na sexta-feira.

Uma recuperação nas ações de metais ajudou as ações chinesas a iniciarem dezembro com uma nota otimista. Isso mesmo com os dados publicados no domingo, que mostraram que a atividade fabril melhorou, mas permaneceu em contração em novembro, estendendo sua série de quedas para um recorde, à medida que a desaceleração econômica do país se aprofunda.

Veja a seguir outros destaques desta manhã de segunda-feira (1º de dezembro):

- Prata bate recorde. Valorização de mais de 2% levou o metal a atingir um recorde de alta em meio a escassez de oferta e às crescentes expectativas de um corte na taxa de juros nos EUA. Prata subiu por seis dias consecutivos e dobrou de valor neste ano.

- Índia encomenda óleo de soja. Traders indianos fecharam contratos de mais de 150.000 toneladas de óleo de soja da América do Sul para os quatro meses até julho, um movimento raro em antecipação ao aumento dos preços do óleo de palma.

- Rosewood à venda no mundo. O magnata de Hong Kong Henry Cheng procura compradores para as propriedades do luxuoso Rosewood Hotel Group da sua família, enquanto o clã bilionário corre para superar os desafios de liquidez relacionados à sua unidade imobiliária New World Development.

Mercados nesta segunda-feira (1º)
🔘 As bolsas na sexta-feira (27/11): Dow Jones Industrials (+0,61), S&P 500 (+0,54), Nasdaq Composite (+0,65), Stoxx 600 (+0,25%), Ibovespa (+0,45%)

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

-- Com informações da Bloomberg News.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

‘Máquina de vendas’: C&A tem salto na experiência com novo conceito de loja, diz CEO