Ações globais operam perto da estabilidade com maior cautela de investidores

Investidores reavaliam preços após recordes em Wall Street e aguardam temporada de balanços

NO RADAR DOS MERCADOS
10 de Outubro, 2025 | 06:52 AM

Bloomberg — As ações globais operam perto da estabilidade nesta sexta-feira (10), após uma semana marcada por fortes oscilações e dúvidas sobre a durabilidade da recente disparada dos mercados.

Os contratos do S&P 500 recuaram levemente, com o índice caminhando para um modesto ganho semanal após fechar em níveis recordes duas vezes antes de cair no dia seguinte.

PUBLICIDADE

A Intel avançou nas negociações do pré-mercado depois que a fabricante de chips apoiada pelo governo dos EUA apresentou novos produtos e tecnologias de manufatura.

O índice Stoxx Europe 600 ficou praticamente estável, enquanto o CAC 40 da França subiu à medida que o presidente Emmanuel Macron continuava a busca por um novo primeiro-ministro capaz de manter unido um frágil acordo orçamentário entre parlamentares rivais.

O dólar recuou após quatro dias de alta, à medida que um acordo para encerrar a guerra em Gaza começou a tomar forma.

PUBLICIDADE

O ouro manteve a maior parte da forte queda de quinta-feira, enquanto o petróleo bruto caiu pelo segundo dia consecutivo. Os rendimentos dos Treasuries também recuaram.

A alta das ações faz uma pausa após a robusta recuperação desde as mínimas de abril, enquanto investidores reavaliam as avaliações elevadas do setor de tecnologia diante de uma política monetária mais branda do Federal Reserve e de uma economia resiliente.

Operadores aguardam a próxima temporada de balanços para avaliar se os preços das ações avançaram mais rápido do que os fundamentos.

PUBLICIDADE

“As quedas no complexo acionário ainda devem ser vistas como oportunidades de compra, já que o caminho de menor resistência continua apontando para cima, em meio a um crescimento econômico subjacente resiliente, forte expansão dos lucros e um pano de fundo de política monetária mais frouxa do Fed”, disse Michael Brown, estrategista sênior de pesquisa do Pepperstone.

Embora o setor de tecnologia tenha liderado a recuperação do S&P 500, outros segmentos, como fabricantes de equipamentos elétricos e empresas de construção, também se beneficiaram dos investimentos em inteligência artificial, ampliando a alta, segundo Wolf von Rotberg, estrategista de ações do Bank J. Safra Sarasin.

Mas, com o índice agora no nível mais caro em quase 25 anos, com base na relação preço/lucro projetada, as avaliações parecem elevadas demais, disse ele.

PUBLICIDADE

“Embora a narrativa da IA não tenha sido interrompida recentemente, recomendamos cautela em perseguir o mercado após uma alta tão forte e com essas avaliações”, afirmou Von Rotberg.

Enquanto isso, o iene ampliou os ganhos frente ao dólar após o colapso da coalizão governista no Japão nesta sexta-feira. Os futuros do Nikkei 225 em Singapura caíram, e os futuros dos títulos japoneses subiram.

Veja a seguir outros destaques desta manhã de sexta-feira (10 de outubro):

- Stellantis mira recuperação. Os embarques da montadora cresceram 13% no terceiro trimestre, com impulso da recuperação na América do Norte, onde as entregas avançaram 35%. Enquanto isso, sindicatos europeus alertam para possíveis fechamentos de fábricas após queda de 36% na produção italiana.

- Impeachment no Peru. O Congresso destituiu a presidente Dina Boluarte. José Jerí, chefe do parlamento do país, assumiu o cargo e deverá completar o mandato até 2026. O impeachment de Boluarte, envolvida em escândalos e investigações, marca o oitavo presidente peruano em uma década.

- Nobel da paz para LatAm. A líder da oposição venezuelana María Corina Machado venceu o Prêmio Nobel da Paz de 2025 por sua luta pacífica pela democracia e pelos direitos civis. O comitê destacou seu papel em unir a oposição e resistir ao autoritarismo de Nicolás Maduro.

Ações globais 10/10/25
🔘 As bolsas ontem (09/10): Dow Jones Industrials (-0,52%), S&P 500 (-0,28%), Nasdaq Composite (-0,08%), Stoxx 600 (-0,43%), Ibovespa (-0,31%)

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

-- Com informações da Bloomberg News.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também:

Na Shopee, entrega rápida e lojas oficiais reforçam estratégia para avançar no Brasil

©2025 Bloomberg L.P.