Bloomberg — As ações na Europa e na Ásia operam em queda nesta quinta-feira (22), refletindo o aumento da aversão ao risco nos mercados globais diante do crescente pessimismo sobre a situação fiscal dos Estados Unidos.
O índice Stoxx 600 recuou 0,7%, enquanto um indicador das ações asiáticas caiu 0,6%. Os títulos do Tesouro dos EUA se estabilizaram após o rendimento dos papéis de 30 anos atingir, na quarta-feira, o nível mais alto desde 2023. Os futuros do S&P 500 avançaram 0,2%, enquanto o Bitcoin continuou sua escalada em território recorde. O petróleo recuou.
Parlamentares dos EUA estão enfrentando dificuldades com os detalhes do projeto de lei tributária do ex-presidente Donald Trump, dias após um rebaixamento da nota de crédito pela Moody’s reacender preocupações sobre o crescente déficit fiscal do país.
Isso se refletiu nos títulos do governo, afetando o sentimento dos investidores após a recuperação dos ativos de risco ter colocado o S&P 500 à beira de um mercado de alta.
“As taxas de juros são agora a lente mais clara pela qual o sentimento está sendo expresso”, disse Ahmad Assiri, estrategista do Pepperstone Group. “A mensagem do mercado de títulos é que o custo do capital está subindo e os ativos de risco precisam se justificar novamente.”
A preocupação nos mercados de dívida é que o projeto de lei tributária adicione trilhões de dólares aos já inflados déficits orçamentários dos EUA nos próximos anos, em um momento em que o apetite global por ativos americanos está enfraquecendo. Uma votação na Câmara pode ocorrer já nesta quinta-feira.
Veja a seguir outros destaques desta manhã de quinta-feira (22 de maio):
– Ataque em Washington. Dois funcionários da embaixada de Israel foram mortos a tiros do lado de fora do Museu Judaico em Washington na noite de quarta-feira. Até o momento, um único suspeito está sob custódia, segundo a chefe da Polícia Metropolitana Pamela Smith.
- Estratégia do JPMorgan. O CEO do maior banco dos EUA, Jamie Dimon, afirmou estar comprometido com investimentos de longo prazo na China e apontou a rápida inovação do gigante asiático e o interesse global sustentado como razões para a permanência no país.
– Negociações com os EUA. A União Europeia enviou aos Estados Unidos uma proposta comercial revisada para tentar avançar nas negociações com o governo Trump. O documento inclui concessões, como direitos trabalhistas, padrões ambientais e a redução gradual de tarifas sobre produtos agrícolas.

🔘 As bolsas ontem (21/05): Dow Jones Industrials (-1,91%), S&P 500 (-1,61%), Nasdaq Composite (-1,41%), Stoxx 600 (-0,04%), Ibovespa (-1,59%)
→ Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.
-- Com informações da Bloomberg News.
Veja mais em bloomberg.com
©2024 Bloomberg L.P.