Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica que deixa tornozelos inchados

Presidente dos EUA, de 79 anos, foi submetido a uma série de exames depois de notar o inchaço na parte inferior de suas pernas, mas Casa Branca diz que situação é ‘comum’ e sua saúde é ‘excelente’

Presidente foi submetido a exames depois que fotos recentes mostraram o presidente com tornozelos inchados e uma mão machucada
Por Akayla Gardner
17 de Julho, 2025 | 05:02 PM

Bloomberg — Os médicos da Casa Branca diagnosticaram que Donald Trump tem insuficiência venosa crônica, embora tenham dito que o presidente dos EUA continua com “saúde excelente”, disse a secretária de imprensa Karoline Leavitt.

Trump, de 79 anos, foi submetido a exames depois que fotos recentes mostraram o presidente com tornozelos inchados e uma mão machucada, anunciou Leavitt na quinta-feira (17).

PUBLICIDADE

O inchaço do tornozelo está relacionado à doença venosa, que ocorre quando válvulas danificadas lutam para manter o sangue fluindo das pernas de volta ao coração. Leavitt a chamou de “condição comum, particularmente em indivíduos com mais de 70 anos”.

“É importante ressaltar que não houve evidência de trombose venosa profunda ou doença arterial”, disse a porta-voz. “O presidente continua em excelente estado de saúde”.

Leia também: Trump diz que enviará cartas sobre tarifas comerciais para mais de 150 países

PUBLICIDADE
WASHINGTON, DC - FEBRUARY 24: Makeup covers a bruise on the back of U.S. President Donald Trump's hand as he hosts French President Emmanuel Macron for meetings at the White House on February 24, 2025 in Washington, DC. Macron is meeting with Trump in Washington on the third anniversary of Russia's full-scale military invasion of Ukraine. (Photo by Chip Somodevilla/Getty Images)

Leavitt disse que não há “nenhum desconforto para o presidente” relacionado a seus tornozelos. Ela não detalhou nenhum tratamento que ele esteja recebendo, dizendo que o escritório do médico da Casa Branca divulgaria um memorando com mais informações.

Trump foi submetido a um “exame abrangente” por uma “abundância de cautela” depois de notar o inchaço na parte inferior de suas pernas, disse Leavitt. O exame incluiu estudos vasculares, um ecocardiograma e ultrassonografias.

Os hematomas nas mãos são “pequenas irritações nos tecidos causadas pelo aperto frequente das mãos” e também são “um efeito colateral bem conhecido e benigno da terapia com aspirina”, disse Leavitt. Trump está tomando o medicamento como parte de um “regime padrão de prevenção cardiovascular”, disse ela.

PUBLICIDADE

Leia também: Trump nega planos de demitir Jerome Powell: ‘é altamente improvável’

Em janeiro, Trump se tornou a pessoa mais velha a tomar posse como presidente dos EUA, tirando o título de seu antecessor imediato, Joe Biden.

Durante a eleição de 2024, Trump criticou Biden, que agora tem 82 anos, por causa de sua idade. O ex-presidente acabou se retirando da disputa depois de um desempenho calamitoso no debate que exacerbou o escrutínio de sua aptidão física.

PUBLICIDADE

No entanto, as fotos das mãos e tornozelos de Trump geraram dúvidas sobre a saúde do próprio presidente.

Os tornozelos de Trump pareciam estar inchados em suas meias em fotos tiradas no último fim de semana na Copa do Mundo de Clubes. Na terça-feira, uma substância que parecia ser maquiagem cobriu marcas na mão do presidente, que foi vista por repórteres quando ele saiu da Casa Branca para uma viagem à Pensilvânia.

Veja mais em bloomberg.com