Bloomberg — O presidente Donald Trump saudou a eleição do cardeal Robert Francis Prevost como papa, o primeiro norte-americano a ser chefe da Igreja Católica, e disse que estava ansioso para conhecê-lo.
“É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país”, disse Trump em uma publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (7).
“Estou ansioso para conhecer o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!”
Leia também: Robert Prevost assume o Vaticano como Leão XIV, o 1° papa americano da história
Prevost, que se chamará Leão XIV, é visto pelos observadores do Vaticano como alguém que poderia ter um bom relacionamento com Trump, mas que também pode entrar em conflito com o presidente em relação à migração.
Prevost, de 69 anos, nasceu em Chicago, mas passou grande parte de sua vida fora dos Estados Unidos, principalmente no Peru e em Roma.
Ele foi eleito no segundo dia de votação no Vaticano. A eleição a portas fechadas, conhecida como conclave, começou na quarta-feira, quando os 133 cardeais eleitores foram trancados na capela para iniciar o processo de votação com o objetivo de encontrar um sucessor para o Papa Francisco, que morreu em abril.
Durante todo o processo, os cardeais não tiveram contato com o mundo exterior e não foram autorizados a sair até que houvesse um acordo.
Trump, que brincou dizendo que gostaria de ser papa, apontou Timothy Dolan, o arcebispo de Nova York, como sua escolha para o papado.
Trump foi criticado pelos católicos, incluindo Dolan, depois de postar uma imagem gerada por IA de si mesmo vestido como papa.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Americano, Papa Leão XIV pode ser ponte entre moderados e linha dura da Igreja
Trump anuncia acordo comercial ‘abrangente’ com Reino Unido e diz que outros virão
©2025 Bloomberg L.P.