Reação a tarifas dos EUA derruba vendas de bebidas alcoólicas em geral no Canadá

O boicote a produtos americanos foi além dos importados e reduziu em 13% todos os gastos com destilados, inclusive de produtos nacionais, segundo estudo

Whiskey
Por Fiona Rutherford - Derek Decloet
22 de Julho, 2025 | 01:17 PM

Bloomberg — O boicote do Canadá às bebidas alcoólicas americanas não está apenas reduzindo as vendas das marcas dos EUA no país. Ele está reduzindo todos os gastos com bebidas alcoólicas, inclusive com produtos nacionais, de acordo com a última análise do grupo comercial Spirits Canada.

As vendas de bebidas alcoólicas americanas no Canadá caíram 66% entre 5 de março, época em que as províncias canadenses anunciaram que não venderiam mais bebidas alcoólicas produzidas nos EUA, até o final de abril. As vendas totais de bebidas destiladas caíram quase 13%.

PUBLICIDADE

Leia também: Exportações de vinho dos EUA ao Canadá caem 93% em abril, maior queda em 20 anos

Em Ontário, o maior mercado do país, as vendas de destilados americanos caíram 80% desde que os produtos americanos foram retirados da província, segundo a análise.

O mercado geral está encolhendo à medida que os consumidores canadenses deixam de ir às lojas de bebidas alcoólicas. A categoria de bebidas destiladas caiu 3,3% em abril, em comparação com o ano anterior, para $405,5 milhões.

PUBLICIDADE

Desde a retirada do mercado, as vendas de bebidas alcoólicas fabricadas no Canadá caíram 6,3%, enquanto outras bebidas alcoólicas importadas caíram 8,2%, de acordo com o relatório.

Leia também: Trudeau acusa Trump de usar guerra comercial como plano para anexar o Canadá

A remoção dos produtos americanos das prateleiras canadenses “é profundamente problemática para os produtores de destilados de ambos os lados da fronteira”, disse Cal Bricker, diretor executivo da Spirits Canada, em um comunicado. A Spirits Canada e o Distilled Spirits Council of the US estão pedindo aos seus respectivos governos que cheguem a um novo acordo tarifário, disseram os grupos.

PUBLICIDADE

Várias províncias canadenses retiraram os destilados americanos das lojas de bebidas após a imposição de uma tarifa de 25% sobre determinadas importações pelo presidente dos EUA, Donald Trump. O Canadá retaliou retirando vinhos e destilados americanos das lojas administradas pelo governo em muitas províncias.

O uísque americano e outros destilados dos EUA praticamente desapareceram das lojas de bebidas administradas pelo governo de Ontário como parte da retaliação do Canadá às tarifas comerciais dos EUA. O governo de Ontário controla não apenas a distribuição, mas muitos dos pontos de venda no varejo, e adotou uma linha dura ao retirar os produtos americanos das prateleiras das lojas de bebidas. Ainda assim, as marcas de cerveja dos EUA estão mais facilmente disponíveis.

Leia também: Boicote turístico? Canadenses reduzem viagens aos EUA em meio a tensão com Trump

PUBLICIDADE

A magnitude do impacto citado pelo estudo é maior do que o esperado, disse Kenneth Shea, analista sênior da Bloomberg Intelligence.

“Um período prolongado de boicote poderia continuar a pressionar ainda mais o crescimento das vendas internacionais para o setor de bebidas alcoólicas dos EUA, em um momento em que os consumidores já estão cortando gastos por motivos econômicos e de estilo de vida”, disse Shea.

Ainda assim, para algumas empresas americanas, o impacto financeiro pode ser limitado. O Canadá é responsável por apenas uma pequena parcela das vendas dos principais fabricantes de bebidas alcoólicas, de acordo com Bill Kirk, analista da Roth Capital Partners. Por exemplo, na Brown-Forman, fabricante do Jack Daniel’s, o Canadá provavelmente representa cerca de 1% das vendas anuais, disse ele.

“Não é o ideal, e é pior do que os produtos que simplesmente carregam uma tarifa adicional, mas é algo que pode ser resolvido”, disse Kirk.

Leia também: Cervejaria canadense vende caixa com 1.461 latas: uma para cada dia do governo Trump

Além das proibições governamentais, muitos consumidores estão boicotando voluntariamente os produtos americanos. Mais de 60% das famílias canadenses estão agora gastando menos em produtos fabricados nos EUA - não apenas álcool - à medida que as tensões comerciais e o sentimento nacionalista se instalam, de acordo com uma pesquisa do Bank of Canada.

Veja mais em bloomberg.com