Bloomberg Línea — O partido La Libertad Avanza, do presidente Javier Milei, obteve neste domingo (26) uma vitória considerada crucial para seu governo e seu plano de reformas nas eleições legislativas da Argentina.
Com quase 95% das seções eleitorais apuradas perto das 22h locais, o partido contava com 40,8% dos votos em nível nacional, com vitórias nos principais distritos do país.
A participação dos eleitores chegou a 67,85%.
O partido governista venceu em 16 dos 24 distritos, incluindo os mais populosos: província de Buenos Aires, Santa Fé, Córdoba e cidade de Buenos Aires.
Os primeiros resultados provisórios foram divulgados às 21h21, com 90,8% das seções eleitorais apuradas, o que refletiu uma velocidade considerada significativa na contagem de votos na estreia da Cédula Única de Papel (BUP).
Na eleição, os deputados nacionais são eleitos nos 24 distritos do país, e os senadores nacionais, na cidade de Buenos Aires e em outras sete províncias.
Os resultados envolvem potencialmente a renovação de metade da Câmara dos Deputados e de um terço do Senado.
Espera-se que o resultado com a vitória de Milei ajude a aliviar as tensões cambiais e financeiras que foram exacerbadas nas últimas semanas, em meio à incerteza sobre o impacto do resultado da eleição.
Leia mais: Argentinos vão às urnas em eleição legislativa decisiva para governo de Javier Milei
Minutos após a oficialização da vitória do La Libertad Avanza nas eleições legislativas, um de seus líderes, Diego Santilli, comemorou o “enorme apoio” que o presidente Milei obteve nas urnas.
“Fizemos história na província”, disse ele.
“Isso está apenas começando! E está claro que La Libertad Avanza e que a Argentina não retrocede”, acrescentou Santilli, fazendo alusão ao slogan da campanha do governo.
O partido La Libertad Avanza venceu na província de Buenos Aires com 41,53% dos votos, com ligeira vantagem sobre o Fuerza Patria com 40,84%.
Esse resultado foi considerado inesperado, dado que na votação provincial de 7 de setembro, o peronismo venceu por treze pontos de vantagem.
Leia mais: CEOs argentinos tentam olhar além de eleições e incertezas sob Milei em evento anual
Trata-se do maior distrito do país, que concentra quase 40% da lista eleitoral nacional e que alocará 35 assentos para a Câmara dos Deputados.
Com esses resultados, 17 cadeiras iriam para o La Libertad Avanza, e 16, para o Fuerza Patria.
O partido do presidente Javier Milei terá, caso os resultados acima citados sejam confirmados, 64 deputados nacionais. Com esse número, ultrapassaria o status de terceiro maior da Câmara baixa.
-- Em atualização.