Departamento de Justiça abre investigação sobre diretora do Fed atacada por Trump

Presidente acusou Lisa Cook de cometer fraude hipotecária e chegou a anunciar sua demissão o que abriu uma disputa legal nos Estados Unidos e colocou em evidência a ameaça à independência do banco central

Presidente acusou Lisa Cook de cometer fraude hipotecária e chegou a anunciar sua demissão (Foto: Al Drago/Bloomberg)
Por Josh Wingrove - Chris Strohm
04 de Setembro, 2025 | 03:05 PM

Bloomberg — O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação criminal para apurar se a diretora do Federal Reserve Lisa Cook cometeu fraude em hipotecas - aumentando a pressão no momento em que o presidente Donald Trump busca destituí-la do banco central.

Os promotores federais emitiram intimações em busca de informações relacionadas às alegações de que Cook deturpou informações em pedidos de hipoteca, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto, que pediram para não serem identificadas, discutindo a investigação em andamento.

PUBLICIDADE

Leia também: Lisa Cook ganha apoio de 600 economistas, incluindo ganhadores do Nobel

Trump disse no mês passado que demitiu Cook depois que o diretor da Federal Housing Finance Agency, Bill Pulte, acusou-a de cometer fraude hipotecária em propriedades em Michigan e na Geórgia.

Cook processou o governo para permanecer no cargo e seu advogado disse que o presidente não tinha motivos válidos para removê-la.

PUBLICIDADE

Nem o Departamento de Justiça nem o advogado de Cook responderam imediatamente aos pedidos de comentários. O Wall Street Journal noticiou a investigação na quinta-feira.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também: Batalha legal: Lisa Cook processa Trump por tentar forçar sua demissão do Fed