Bloomberg — A imagem positiva que os norte-americanos têm do capitalismo sofreu uma erosão na última década, e uma nova pesquisa do Gallup revela uma polarização cada vez maior em relação ao sistema econômico dos EUA.
Apenas 54% dos adultos norte-americanos veem o capitalismo de forma positiva, uma queda em relação aos 60% registrados em 2021 e o índice mais baixo desde que o Gallup começou a fazer essa pergunta em 2010.
E embora o apoio geral ao socialismo permaneça praticamente estável em 39%, a divisão partidária cresceu - especialmente entre os democratas.
Leia também: Como o ‘Make America Great Again’ põe em risco os lucros corporativos nos EUA
Dois terços dos democratas agora veem o socialismo com bons olhos - contra a metade em 2010.
Jeff Jones, analista do Gallup, disse que a primeira eleição de Donald Trump em 2016 foi um ponto de inflexão.
“Acho que é Trump, mas também atribuo o mérito a Bernie Sanders e talvez ao populismo de modo mais geral”, disse.
“Certamente, no Partido Democrata, algumas das ideias socialistas estão se tornando quase que dominantes.”

A mudança de geração é um fator fundamental.
Aqueles que atingiram a maioridade após a Guerra Fria nunca absorveram as mesmas mensagens negativas sobre o socialismo que os americanos mais velhos, disse Jones.
Entre os republicanos, os eleitores mais jovens continuam céticos, mas “não são tão negativos em relação a ele quanto os republicanos mais velhos”.
Leia também: Bill Ackman busca candidato de centro para enfrentar ‘socialista’ em eleição em NY
Trump fez campanha contra o socialismo em 2024, e declarou frequentemente que “os Estados Unidos nunca serão um país socialista”.
A pesquisa foi realizada no momento em que a surpreendente campanha para prefeito da cidade de Nova York do líder socialista democrata Zohran Mamdani reacendeu o debate sobre as políticas socialistas.
“Sem dúvida, ela é anterior a Mamdani, mas acho que a campanha dele reflete um pouco a situação dos democratas”, disse Jones.
“Certamente, alguém que tenha opiniões socialistas tem a chance de vencer - e já venceu - em lugares como a cidade de Nova York.”
Mesmo com o declínio das opiniões sobre o capitalismo, os americanos ainda apoiam fortemente muitos de seus componentes.
As pequenas empresas recebem uma avaliação positiva de 95% e 81% apoiam a livre iniciativa.
Leia também: Por que as ideias de Ludwig von Mises ganharam popularidade na América Latina
As grandes empresas, no entanto, registraram quedas acentuadas - apenas 37% as avaliam favoravelmente, ante uma maioria em 2019.
A pesquisa, com 1.094 adultos norte-americanos, realizada de 1 a 20 de agosto, tem uma margem de erro de 4 pontos percentuais.
Veja mais em bloomberg.com
©2025 Bloomberg L.P.