Bloomberg — O governo dos Estados Unidos vai encerrar a produção da moeda de um centavo, conhecida como penny, citando a demanda drasticamente reduzida e o benefício de uma economia imediata de recursos.
O Departamento do Tesouro disse em um comunicado que fez seu último pedido de blocos de moedas de um centavo este mês, e a US Mint (Casa da Moeda dos Estados Unidos) deixará de fabricar moedas de um centavo quando o estoque de blocos estiver esgotado. A notícia foi divulgada anteriormente pelo Wall Street Journal.
Leia também: Quanto tempo pode durar a fraqueza do dólar? Os fatores que pesam sobre o câmbio
Há cerca de 114 bilhões de moedas de um centavo em circulação nos Estados Unidos, mas elas são muito subutilizadas, disse o departamento.
Na última década, o custo total de produção da moeda subiu de 1,3 centavo para 3,69 centavos.
A Casa da Moeda americana projeta uma economia anual imediata de US$ 56 milhões em custos de material reduzidos com a interrupção da produção de moedas de um centavo, e economias adicionais serão obtidas à medida que o uso das instalações for ajustado, disse o Tesouro.
O presidente Donald Trump anunciou em fevereiro que tinha instruído o secretário do Tesouro a interromper a produção da moeda de um centavo como parte de um esforço mais amplo para reduzir o desperdício no orçamento nacional.
“Por muito tempo, os Estados Unidos cunharam moedas de um centavo que literalmente nos custam mais de 2 centavos”, disse ele em um post no Truth Social. “Isso é um grande desperdício!”
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
‘Seu dólar, sua escolha’: Milei aumenta em 50 vezes limite de transações isentas
©2025 Bloomberg L.P.