Bloomberg Línea — O cinema brasileiro viveu uma noite histórica no domingo (11) no Globo de Ouro. O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu duas das principais categorias da cerimônia: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, para Wagner Moura.
O Agente Secreto superou produções de cinco países: Valor Sentimental (Noruega), Sirât (Espanha), A Única Saída (Coreia do Sul), A Voz de Hind Rajab (Tunísia) e Foi Apenas um Acidente (França).
O longa brasileiro não levou o prêmio de Melhor Filme de Drama, principal categoria da noite, que ficou com Hamnet.
O anúncio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa foi feito pelos atores Orlando Bloom e Minnie Driver. Ao revelar o vencedor, Driver saudou o público brasileiro com um “Parabéns”, dito em português.
Ao receber a estatueta, Kleber Mendonça Filho iniciou o discurso saudando o país. “Eu quero dar um alô ao Brasil: alô, Brasil”, disse. Em seguida, agradeceu à distribuidora brasileira Vitrine Filmes, à produtora e companheira Emilie, à equipe e ao elenco.
“Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um grande momento”, afirmou o diretor.
Leia também: ‘O Agente Secreto’ tem tripla indicação ao Globo de Ouro e é visto por quase 1 milhão
A vitória coroou um percurso internacional iniciado no Festival de Cannes, onde o filme teve estreia concorrendo à Palma de Ouro.
Wagner Moura se tornou o primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator. Em seu discurso, falou em português e celebrou a cultura brasileira. “Viva a cultura brasileira”, disse o ator, ao destacar a parceria com Kleber Mendonça Filho, a quem definiu como “um gênio”, e a amizade construída ao longo do projeto.
Além de Wagner Moura, concorriam à categoria Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador: The Smashing Machine), Michael B. Jordan (Pecadores) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido).
A vitória de O Agente Secreto resgata uma tradição brasileira na premiação: Central do Brasil venceu a mesma categoria em 1999, e, no ano passado, Fernanda Torres conquistou o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama.
Entre os demais vencedores do Globo de Ouro, o prêmio de Melhor Direção em Filme ficou com Paul Thomas Anderson, por Uma Batalha Após a Outra. Já Melhor Ator em Filme de Musical ou Comédia foi conquistado por Timothée Chalamet, por Marty Supreme.
Na televisão, a série Adolescência saiu com dois prêmios de atuação: Owen Cooper venceu como Melhor Ator Coadjuvante em Série, e Stephen Graham foi premiado pela atuação como protagonista, além de também assinar a direção da produção.
Leia também: ‘O Agente Secreto’ repete estratégia de ‘Ainda Estou Aqui’ para disputa do Oscar 2026
Hamnet, da Focus Features, a divisão de filmes de arte da Universal Pictures da Comcast, deu à Focus sua primeira vitória de melhor filme no Globo de Ouro desde O Segredo de Brokeback Mountain em 2006.
Dirigido por Chloé Zhao e estrelado por Paul Mescal como William Shakespeare e Jessie Buckley como Agnes, esposa de Shakespeare, o filme foi produzido por Steven Spielberg e aborda a história fictícia do luto do casal após a perda de seu filho Hamnet. É uma adaptação do livro de mesmo nome de Maggie O’Farrell. Buckley também ganhou o prêmio de melhor atriz em drama.
Uma Batalha Após a Outra, dirigido por Paul Thomas Anderson e estrelado por Leonardo DiCaprio como um revolucionário decadente que busca resgatar sua filha de seu antigo inimigo, ganhou o prêmio de Melhor Filme - Musical ou Comédia, após receber um total de nove indicações.
Anderson ganhou os prêmios de melhor diretor e roteiro, enquanto Teyana Taylor levou para casa o troféu de melhor atriz coadjuvante.
Os prêmios para Uma Batalha Após a Outra e Pecadores, ambos distribuídos pelo estúdio de cinema da Warner Bros. Discovery, coroam uma reviravolta no grupo cinematográfico liderado por Michael De Luca e Pamela Abdy.
O estúdio subiu da quarta para a segunda posição em bilheteria nos Estados Unidos nos últimos três anos. A Netflix fechou um acordo no mês passado para adquirir o estúdio e as divisões de streaming da Warner Bros. A Paramount Skydance lançou uma oferta hostil de aquisição de toda a empresa.
O filme de animação da Netflix, Guerreiras do K-Pop, ganhou os prêmios de melhor animação e melhor canção.
O Globo de Ouro é um dos primeiros eventos do circuito de premiações que culmina com o Oscar em 15 de março.
Os estúdios fazem campanhas intensas para ganhar os troféus, o que pode levar a um aumento nas vendas de ingressos de cinema e compras online de seus filmes, além de render pontos com os talentos que trabalham nas produções.
Os indicados ao Oscar serão anunciados em 22 de janeiro.
Pela primeira vez na história, a cerimônia premiou o melhor podcast. O troféu foi para Good Hang With Amy Poehler, do Spotify.
-- Com informações da Bloomberg News e da Agência Brasil.








