Bloomberg Línea — O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) anunciou neste sábado (17) o início do pagamento a investidores com dinheiro no Banco Master após a liquidação dele pelo Banco Central.
Segundo publicação no site do FGC, “credores podem completar o pedido da garantia ordinária relacionada aos investimentos no Banco Master”. O pedido de pagamento pode ser feito pelo aplicativo do FGC.
Clientes do banco que têm títulos ou dinheiro em conta corrente pode solicitar o resgate do valor garantido pelo fundo. Segundo o FGC, os pagamentos são realizados pelo FGC assim que os credores completarem o pedido.
Leia também: BC foi alertado por bancos e FGC sobre os riscos do Master durante anos, dizem fontes
“O Liquidante finalizou a consolidação e conferência da lista com as informações dos credores que têm direito à solicitação do pagamento de garantia”, diz o comunicado.
Segundo o FGC, o pagamento da garantia começa quando o Banco Central decreta a liquidação de uma instituição financeira. O liquidante envia uma lista das pessoas credoras e os valores a serem pagos, agrupando os créditos por CPF ou CNPJ, para o FGC processar os pagamentos a serem realizados.
O fundo publicou ainda um alerta de que não autoriza ou credencia nenhum tipo de instituição a negociação para recebimento do valor garantido pelo FGC, e que clientes não devem pagar qualquer taxa ou o depósito prévio de valores. “Nenhum contato é feito por meio do WhatsApp ou SMS”, diz.
Criado em 1995, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma associação privada, sem fins lucrativos, integrante do Sistema Financeiro Nacional e que atua para ampliar a confiança das pessoas neste sistema.
Leia também: O maior de todos os resgates: 1,6 milhão de pessoas comprou CDB do Master
O FGC vai bancar estimados R$ 41 bilhões aplicados em ativos do Master, segundo suas informações.
O resgate de 1,6 milhão de investidores que compraram CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) emitidos pelo Banco Master, com remuneração equivalente a até 140% do CDI, com distribuição por plataformas voltadas para o segmento de varejo tem sido tratado como o maior resgate de todos os tempos no Brasil..
O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título de curto prazo negociado entre bancos, que tem como referência a taxa DI, que acompanha de perto a Selic, a taxa básica de juros fixada pelo Banco Central, hoje em 15% ao ano.








