Bloomberg — O presidente Donald Trump disse que a China comprará quantidades “tremendas” de soja americana após uma reunião para definir um amplo acordo comercial com seu colega Xi Jinping.
A China começará a comprar imediatamente, disse Trump após uma reunião de cúpula com Xi na Coreia do Sul na quinta-feira, sem fornecer mais detalhes.
Os dois países concordaram em expandir o comércio agrícola, disse o Ministério do Comércio da China em um comunicado, sem fazer referência específica à soja.
Leia também: China compra soja dos EUA e abre espaço para acordo sobre agro, dizem fontes
A soja em Chicago chegou a cair 2,2% após a reunião - a maior queda intradiária em quase quatro meses - antes de recuperar algumas perdas.
Os futuros subiram no início da semana depois que o Secretário dos EUA, Scott Bessent, disse que esperava que a China fizesse compras “substanciais” de suprimentos dos EUA.

“Espero que os mercados agitados continuem até que vejamos a compra de cargas reais”, disse Joe Davis, diretor da corretora Futures International LLC.
O mercado estava esperando que compromissos de compra de 5 milhões a 10 milhões de toneladas fossem anunciados após a cúpula, acrescentou.
A China havia evitado comprar soja dos EUA, o que prejudicou os agricultores americanos e dando a Pequim uma importante moeda de troca durante as negociações comerciais.
Leia também: Soja do Brasil e da Argentina domina mercado chinês e pressiona produtores dos EUA
Apenas um dia antes da reunião de cúpula, a China sinalizou alguma boa vontade ao fazer suas primeiras compras de suprimentos dos EUA nesta temporada - um comércio que valeu mais de US$ 12 bilhões no ano passado.
Ainda assim, o mercado continua cauteloso quanto a uma retomada, dado o número limitado de cargas reservadas até o momento e a janela cada vez menor para novas vendas.
A China passou a comprar mais soja brasileira e, recentemente, recebeu carregamentos da Argentina, como parte de sua estratégia para diversificar a oferta.

Os comentários do presidente dos EUA aos repórteres a bordo do Air Force One indicaram que os líderes formalizaram amplamente um acordo-quadro negociado no fim de semana na Malásia. Trump descreveu a reunião como “incrível”.
Em seguida, ele publicou em uma mídia social que “o presidente Xi autorizou a China a iniciar a compra de grandes quantidades de soja, sorgo e outros produtos agrícolas”. Trump acrescentou que os agricultores americanos “ficarão muito felizes!”
Veja mais em bloomberg.com
©2025 Bloomberg L.P.








