Conteúdo Publicitário

Dell Technologies: inteligência artificial segura, escalável e eficiente

Presidente da companhia no Brasil, Diego Puerta explica por que a Dell é a parceira ideal para implementar e escalar inteligência artificial (IA) e como obter maior retorno sobre o investimento

Produzido por:
Dell
29 de Janeiro, 2026 | 09:12 AM
Tempo de leitura: 3 minutos

A maioria das empresas que já adotaram inteligência artificial generativa ainda está na fase de experimentação ou testes-piloto. Simplificar a implementação de IA a partir de um modelo aberto, seguro, modular e escalável, com o parceiro estratégico que detém uma cadeia de fornecedores robusta, é essencial para facilitar a adoção e maximizar o retorno sobre o investimento (ROI) na tecnologia.

De acordo com o estudo Estado da Inovação e IA 2025, realizado pela Dell Technologies em parceria com a Vanson Bourne, com 2.850 líderes ouvidos em 40 mercados globais, os executivos já reconhecem o impacto transformador da IA generativa e começam a perceber ganhos significativos em ROI e produtividade. A pesquisa, no entanto, revela uma lacuna de conhecimento: muitas organizações reconhecem que suas equipes ainda precisam desenvolver habilidades específicas para extrair todo o potencial da tecnologia. “A qualidade das soluções de IA está diretamente relacionada com a qualidade dos dados, e a Dell é líder em tratamento, armazenamento, proteção e segurança de dados há anos”, diz Diego Puerta, presidente da Dell Technologies no Brasil.

O estudo também destaca que a adoção bem-sucedida da IA passa por múltiplas frentes, da capacitação de talentos à sustentabilidade e à escalabilidade das soluções. Além disso, os dados indicam que a chegada dos agentes pessoais é iminente, embora o nível de maturidade das organizações ainda seja desigual, com muitos projetos em fase piloto ou inicial.

Com mais de 41 anos de história no mercado global de tecnologia da informação, sendo 26 anos no Brasil com fábrica local, a Dell Technologies é líder em infraestrutura para IA, oferecendo soluções integradas de hardware, software e serviços. A companhia se destaca no tratamento, armazenamento, proteção e segurança de dados, como reforça Diego Puerta.

A Dell é reconhecida pelo desenvolvimento desde computadores pessoais a servidores e data centers, bem como pela estratégia para segurança de dados para a computação em nuvem. Toda essa expertise permite à Dell atender com excelência diversos perfis de clientes, desde grandes empresas de nuvem (as hyperscalers), governos soberanos (que demandam armazenamento de dados em nuvens localizadas no país), até provedores menores de nuvem (os Tier-2 CSPs) e empresas de diversos setores.

“Temos uma capacidade de execução muito grande: mais de 95% dos equipamentos que vendemos no Brasil são produzidos aqui, com o melhor da tecnologia disponível”, destaca Puerta. “A cada dois PCs vendidos no mercado corporativo brasileiro, um é Dell. No mercado de servidores a proporção é a mesma.”

Em parceria estratégica com a NVIDIA – líder mundial em computação visual e unidades de processamento gráfico (GPUs) essenciais para o treinamento dos grandes modelos de linguagem (LLMs) para a IA -, a Dell criou a Dell AI Factory: uma solução integrada de software, serviços e hardware projetada para transformar dados em resultados.

“As empresas já enfrentam o desafio de desenvolver casos de uso que tragam valor para o seu negócio. O objetivo do Dell AI Factory é simplificar esse processo: nossa equipe de consultoria auxilia os clientes a entender e avaliar suas necessidades”, explica Puerta.

Os resultados financeiros da Dell reforçam sua solidez operacional e credibilidade no mercado. No terceiro trimestre, a empresa reportou uma receita recorde, superou as expectativas de rentabilidade e gerou um fluxo de caixa operacional de US$ 1,2 bilhão, totalizando US$ 6,5 bilhões no acumulado do ano. Além disso, agradou os investidores com um crescimento de lucro por ação de até 39%, segundo uma métrica.

Apesar do alto uso de IA em 2025 por todo o mercado corporativo global – 88% das organizações já a utilizam regularmente em pelo menos uma função, segundo a McKinsey –, apenas um terço das grandes empresas no mundo abraçou o desafio de escalar a tecnologia de forma abrangente. Por isso, contar com parceiros que reduzam a complexidade e garantam eficiência e segurança na adoção e escalabilidade de IA é fundamental. Isso permite que empresas e líderes se concentrem em definir estratégias, processos de gestão e governança.

Assista a entrevista completa com Diego Puerta, presidente da Dell Technologies no Brasil.

PUBLICIDADE