Bloomberg — O ChatGPT, a plataforma de mídia social X e a NJ Transit ficaram temporariamente inacessíveis para parte dos usuários nesta terça-feira, enquanto a empresa de segurança web Cloudflare tentava conter uma grande interrupção de rede em escala global.
A Cloudflare investigava um problema que “potencialmente afeta vários clientes”, informou a empresa sediada em São Francisco em seu site.
A mesma página mostrava que a Cloudflare enfrentava falhas em seu portal de suporte ao cliente e que havia realizado uma manutenção programada em algumas áreas mais cedo naquele dia.
Em determinado momento, o próprio site de status de interrupções da Cloudflare não carregava.
Leia também: OpenAI cede fatia de 27% à Microsoft e se torna empresa com fins lucrativos
Cerca de uma hora após o início da falha, a Cloudflare afirmou que estava “vendo os serviços se recuperarem”, mas alertou que os clientes continuariam a ver “taxas de erro acima do normal enquanto continuamos os esforços de remediação”.
O software da Cloudflare é usado por centenas de milhares de empresas no mundo todo, atuando como um intermediário entre seus sites e os usuários finais e ajudando a protegê-los de ataques que poderiam sobrecarregá-los com tráfego.
Os sistemas da Cloudflare já caíram — várias vezes — antes.
Em julho de 2019, um bug no software da empresa fez com que uma parte da rede consumisse recursos computacionais do restante da companhia, levando milhares de sites ao redor do mundo que dependiam da Cloudflare a ficarem fora do ar por até 30 minutos.
Durante essa interrupção, serviços como a plataforma de blogs Medium, o provedor de chat para videogames Discord, a Shopify, o serviço de música SoundCloud, a plataforma de negociação de Bitcoin Coinbase e o serviço de armazenamento online Dropbox foram afetados.
Leia também: OpenAI lança navegador ChatGPT Atlas com IA embarcada em novo desafio ao Google
Em junho de 2022, a Cloudflare sofreu uma falha que afetou o tráfego em 19 de seus data centers, responsáveis por uma parcela significativa de seu tráfego global, o que também tirou do ar vários sites e serviços importantes. O incidente durou cerca de uma hora e meia.
O site da Moody’s também foi afetado na quarta-feira, exibindo um “erro de servidor” no topo da página.
As ações da Cloudflare caíam 3,6% no pregão pré-mercado desta quarta-feira.
- Em atualização.
©2025 Bloomberg L.P.








