As ações globais voltaram a operar em alta nesta manhã de quarta-feira (13), à medida que o aumento das expectativas de cortes de juros pelo Fed impulsionou o apetite por risco.
Confira a seguir cinco destaques desta quarta-feira (13 de agosto):
1. Magalu avança em ‘lição de casa’
O Magazine Luiza, liderado pelo CEO Fred Trajano, tem buscado se preparar para um momento que parece distante: uma retomada sustentável do varejo brasileiro.
Enquanto a economia do país convive com o peso de juro de 15% ao ano, que freia o consumo de bens duráveis, a empresa trabalha para fortalecer sua estrutura financeira e o seu ecossistema de serviços.
O racional é que, no momento em que o cenário mudar, a empresa estará em posição privilegiada para capturar as oportunidades de um mercado cujo consumo está, de certa forma, represado há muitos anos.
“Temos a disciplina de gerar caixa, dar lucro e reduzir o endividamento, porque sabemos da importância disso para o longo prazo”, disse o CFO do Magazine Luiza, Roberto Bellissimo, em entrevista à Bloomberg Línea.
O executivo projetou benefícios para o momento em que os juros começarem a cair - algo previsto por uma ala crescente do mercado para a virada deste ano para o próximo: crescimento de vendas, alavancagem operacional, diluição de custos, redução de despesa financeira e melhoria da inadimplência.
⇒ Leia mais: Impulso fiscal poderá limitar cortes na Selic, diz Ana Paula Vescovi, do Santander
2. O impulso dos jogos na Tencent
A gigante chinesa teve alta de 15% na receita do segundo trimestre, para 184,5 bilhões de yuans, com impulso do crescimento em games, publicidade e integração de IA. A companhia tem intensificado investimentos em IA e novos títulos de jogos, enquanto mantém foco em proteger margens.
Assim como as grandes empresas de tecnologia nos EUA, grande parte da atenção do setor também está concentrada em como aproveitar a IA - e monetizá-la.
A empresa de Shenzhen conta com franquias de jogos e com o super aplicativo WeChat para financiar essas iniciativas. Na quarta-feira, a Tencent divulgou um aumento mais rápido do que o esperado de 17% no lucro líquido, impulsionado pela melhoria das margens na maioria das divisões.
3. Mercados
Os mercados de ações estão embalados por uma onda de otimismo, já que a alta até agora modesta nos preços de bens nos EUA reduziu os temores sobre o impacto das tarifas.
Os dados reforçaram as apostas de que o Fed retomará os cortes de juros no próximo mês e atuará de forma mais agressiva para proteger um mercado de trabalho que mostra sinais de enfraquecimento.
O otimismo com uma postura mais branda sobre juros é reforçado pela redução das tensões comerciais globais e por uma temporada de resultados corporativos nos EUA muito acima das expectativas.
4. Manchetes dos sites dos principais jornais
Estado de S. Paulo: Socorro contra tarifaço dos EUA terá R$ 30 bilhões em crédito, compras do governo e adiamento de impostos
Folha de São Paulo: Defesa final de Jair Bolsonaro põe contagem regressiva a julgamento com STF sob pressão
Valor Econômico: Lula apresenta ajuda a afetados por tarifaço e não descarta reciprocidade contra os EUA
O Globo: Lula apresenta hoje socorro a setores afetados pelo tarifaço: veja o que já se sabe sobre o pacote
5. Agenda
Brasil
- 09:00: PMC: Vendas no Varejo (YoY %)
EUA
- 11:30: Estoques de petróleo bruto
- 14:00: Discurso de A. Goolsbee (Fed Chicago)
-- Com informações da Bloomberg News.