Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!
As novas configurações geopolíticas globais, em curso desde que Donald Trump assumiu a Casa Branca, têm gerado um aumento de expectativas em relação às oportunidades para países emergentes como o Brasil.
Managing partner da Valor Capital, fundo americano que investe há muitos anos no Brasil e na América Latina, Paulo Passoni acredita que, além de áreas em que o país é tradicionalmente forte no comércio global, como commodities e agro, há novas oportunidades que podem surgir.
O que está mais no radar do experiente investidor - e na tese da Valor Capital - é o potencial do país como exportador de tecnologia blockchain.
“Eu acho que o Brasil vai exportar blockchain. O país é o laboratório do mundo para o teste em escala de blockchains como infraestrutura para tokenização de ativos reais”, afirmou.
Uma referência é a introdução do Drex, em desenvolvimento pelo Banco Central. A moeda digital deve agilizar transações e permitir o uso de tokens que representem ativos reais (como imóveis, ações ou contratos), o que pode democratizar o acesso a investimentos.
“Nós provavelmente estamos no cutting edge disso no Brasil e é a próxima fronteira”, disse.
⇒ Leia mais: Mundo olha para o Brasil como laboratório do blockchain em escala, diz Paulo Passoni

No radar dos mercados
Os futuros dos índices de ações do S&P 500 e do Nasdaq 100 saltaram mais de 1%, enquanto os títulos de renda fixa se recuperaram em todo o mundo nesta manhã de terça (27) depois que o Japão indicou que busca estabilizar seu mercado de dívida após semanas de aumento dos rendimentos.
- BYD em queda na bolsa. As perdas em duas sessões em Hong Kong chegaram a 10% diante do temor de investidores com os cortes de preços de veículos anunciados na semana passada. Outras montadoras também caíram.
- Macron busca mercados. O presidente francês segue em seu tour pelo Sudeste Asiático, como parte de uma estratégia de reduzir a dependência dos EUA e da China para as exportações de seu país.
- Plano da União Europeia. O bloco vai priorizar melhores condições em produtos estratégicos como aço, alumínio, carros, farmacêutico, semicondutores e aviões comerciais em suas negociações com os EUA, disseram fontes à Bloomberg News.
→ Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje

🔘 As bolsas ontem (26/05): Dow Jones Industrials (-), S&P 500 (-), Nasdaq Composite (-), Stoxx 600 (+0,99%), Ibovespa (+0,23%)
LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →
🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →
Destaques da Bloomberg Línea:
• Como uma ‘dor’ da Votorantim Cimentos deu origem a um negócio que fatura R$ 1,5 bi
• Esqueça as tarifas. Foco deve estar nos negócios, diz investidor de Facebook e Nubank
• Galaxy Digital e as empresas que lideram rali cripto após alta histórica do bitcoin
→ E mais na versão e-mail do Breakfast:
• Também é importante: Volta ao cinema: Stitch, Tom Cruise e Ney Matogrosso triplicam bilheteria no Brasil | Kepler Weber fecha maior contrato em 5 anos para planta de etanol de trigo no RS
• Opinião Bloomberg: Crise de natalidade chega mais cedo do que se esperava à América Latina
• Para não ficar de fora: UE ameaça multar a Shein por descontos falsos e táticas de pressão sobre clientes
⇒ Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.