Estes são os sintomas da gripe aviária, vírus detectado em granja comercial no Brasil

O risco de transmissão é baixo, segundo especialistas, que apontam que os sintomas variam de leves – com pacientes até assintomáticos – a graves: incluem febre, tosse, resfriado, conjuntivite, gastrointestinais e respiratórios

A gripe aviária tem sido uma preocupação de criadores, consumidores e autoridades em diferentes países (Foto: Angel Garcia/Bloomberg)
17 de Maio, 2025 | 05:33 PM

Bloomberg Línea — A confirmação do primeiro caso de gripe aviária no Brasil em uma granja comercial na cidade de Montenegro, no interior do Rio Grande do Sul, fez disparar as buscas de informações de pessoas interessadas e preocupadas com a doença.

O governo brasileiro, por meio do Ministério da Agricultura e da Pecuária, tratou de divulgar informações com o objetivo de esclarecer a questão e evitar o que considera um possível alarmismo sem fundamentos.

“A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”, disse o ministério por meio de nota.

Leia mais: EUA suspendem importação de frangos do Brasil após caso de gripe aviária em granja

PUBLICIDADE

Quais os sintomas em humanos?

Segundo a Agência Brasil, do governo federal, citando informações da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), “os sintomas variam de leves – com alguns pacientes até mesmo assintomáticos – a graves. As principais manifestações relatadas incluem febre, tosse, resfriado, conjuntivite, sintomas gastrointestinais e problemas respiratórios".

O que fazer em caso de sintomas?

PUBLICIDADE

Medicamentos antivirais são recomendados para pessoas com quadros graves ou em risco de desenvolver quadros graves devido a condições pré-existentes ou subjacentes, como no caso de idosos ou indivíduos com problemas de saúde crônicos, aponta a Organização Pan-Americana da Saúde.

“A orientação é que pessoas que apresentarem sintomas de gripe aviária entrem em contato com um profissional de saúde para receber o tratamento adequado”, segundo a entidade da área de saúde.

Leia mais: Marcos Molina: o self-made man por trás da nova gigante mundial de alimentos

Como acontece a transmissão para humanos?

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, “o principal fator de risco para a transmissão do vírus de aves para humanos é o contato direto ou indireto com animais infectados ou com ambientes e superfícies contaminados por fezes ou outros fluidos animais”.

“Depenar, manusear carcaças de aves infectadas e preparar aves para consumo, especialmente em ambientes domésticos, também podem ser fatores de risco”, disse a Agência Brasil com base na Organização Pan-Americana da Saúde.

Qual a origem da gripe aviária?

PUBLICIDADE

A gripe aviária é uma doença causada por vírus influenza originários de aves. Esses vírus pertencem à família Orthomyxoviridae e incluem o A(H5N1).

Eles afetam principalmente aves mas também foram detectados em mamíferos, incluindo bovinos. A gripe aviária raramente afeta humanos, mas a orientação é que as pessoas se mantenham informadas e tomem as medidas preventivas recomendadas.

- Com informações da Agência Brasil.

Leia também

PUBLICIDADE

Brasil registra 1º caso de gripe aviária em granja comercial; China suspende compras