Patria investe em empresa de mobilidade elétrica com aporte de fundo de high growth

Investimento do Patria Igah IV, liderado por Pedro Melzer, prevê acelerar a expansão da Spott, plataforma SaaS que gerencia redes de carregamento de veículos elétricos, em informação antecipada à Bloomberg Línea

O mercado de carregamento de carros elétricos segue em expansão no Brasil e no mundo (Foto: Krisztian Bocsi/Bloomberg)
13 de Maio, 2025 | 07:47 AM

Bloomberg Línea — O Patria Investimentos acaba de acertar um investimento na Spott, empresa de plataforma SaaS (Software as a Service) que gerencia redes de carregamento de veículos elétricos. O valor não foi divulgado.

O investimento da gestora global de ativos alternativos, uma das maiores da América Latina, ocorre por meio do de seu fundo Patria Igah IV FIP Multiestratégia, segundo informação divulgada em primeira mão pela Bloomberg Línea.

PUBLICIDADE

O aporte da vertical do fundo de High Growth da gestora, responsável por iniciativas em venture capital e growth equity, apoiará a expansão da empresa, que desenvolve soluções para impulsionar a mobilidade elétrica no Brasil e na América Latina.

A Spott foi fundada em 2022 e já captou mais de R$ 20 milhões, incluindo investimentos da Positive Ventures e da AcNext Capital.

Leia mais: De Patria a I Squared: investidores apostam em data centers no Brasil com avanço da IA

PUBLICIDADE

A empresa oferece uma plataforma asset light que possibilita que os operadores de estações de carregamento de veículos elétricos gerenciem de forma eficiente seus carregadores, independentemente da marca, façam cobranças dos clientes e otimizem o uso de energia.

Com tecnologia proprietária, a Spott tem como público-alvo empresas de logística que buscam eletrificar suas frotas e enfrentam dificuldades para gerenciar o carregamento em centros de distribuição.

“A Spott é uma empresa que está na vanguarda da mobilidade elétrica no Brasil, conectando motoristas e operadores, e que vem crescendo junto a esse mercado em forte expansão”, disse Pedro Melzer, sócio e co-CEO da vertical de High Growth do Patria Investimentos, em nota.

PUBLICIDADE

“O investimento se alinha perfeitamente com nossa tese de mobilidade elétrica e o compromisso de apoiar soluções sustentáveis na América Latina”, disse Melzer.

Leia mais: Ford agora oferece carregador em casa e instalação para quem comprar carro elétrico

“Fizemos essa escolha [do aporte via Patria] por enxergar na gestora um histórico sólido, forte sinergia com o nosso ecossistema de negócios e um alinhamento genuíno de visão e propósito na transformação do setor”, disse Thiago Moreno, CEO da Spott, também em nota.

PUBLICIDADE

A vertical de High Growth do Patria (PAX) foi lançada oficialmente em março, por meio da união entre o Patria, Kamaroopin e Igah Ventures.

A estratégia é focada em investir em empresas com alto potencial de expansão, transformação digital e fortalecimento de práticas de gestão.

Leia também

Pátria amplia portfólio e chega a US$ 1,2 bi de capex em rodovias na Colômbia

Recarga de carros elétricos enfrenta desafios maiores do que se imaginava

Marcelo Sakate

Marcelo Sakate é editor-chefe da Bloomberg Línea no Brasil. Anteriormente, foi editor da EXAME e do CNN Brasil Business, repórter sênior da Veja e chefe de reportagem de economia da Folha de S. Paulo.