Bloomberg Línea — A gestora brasileira Good Karma Partners, fundada por Eduardo Mufarej, concluiu uma fusão com a Just Climate, empresa global de investimentos climáticos criada pela Generation Investment Management - cofundada pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore.
Com a união, as operações passam a ser consolidadas sob o nome Just Climate, com foco em alocar capital institucional para projetos de transição sustentável em países como Brasil, México e Colômbia.
A fusão marca o lançamento da estratégia da Just Climate para a América Latina, voltada a soluções em setores com altas emissões de carbono, como agricultura, restauração de ecossistemas e indústria de baixo carbono, segundo comunicado nesta quinta-feira (8).
A empresa busca atuar como catalisadora de capital para acelerar a adoção de tecnologias sustentáveis na região.
Leia também: Em fundo global, Eduardo Mufarej busca reduzir o impacto ambiental da agricultura
Um memorando de entendimento foi assinado com o BID Invest, “braço” do setor privado do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que poderá se tornar investidor fundador.
Eduardo Mufarej segue como co-Chief Investment Officer da Just Climate e lidera os investimentos na América Latina a partir do escritório de São Paulo.
O segundo fundo da GK Partners, voltado a soluções climáticas, permanece sob gestão da equipe local, agora incorporada à Just Climate.
A fusão é resultado de um trabalho iniciado por Mufarej em 2023, quando ele assumiu a área de Natural Climate Solutions da Just Climate.
Desde então, o investidor vinha elaborando uma estratégia para financiar soluções de baixo carbono na agricultura e uso da terra.
A América Latina concentra cerca de 55% do pipeline de investimentos da empresa.
Em entrevista à Bloomberg Línea no ano passado, Mufarej afirmou que o Brasil teria potencial para representar pelo menos um quarto da estratégia de Natural Climate Solutions da Just Climate.
Leia mais: Recuo em agenda ESG nos EUA cria oportunidade ao Brasil, vê maior gestora na área
A Just Climate possui aproximadamente US$ 46,2 bilhões sob gestão e levantou US$ 1,5 bilhão em 2023 para investir em descarbonização de setores industriais.
A frente voltada ao setor agro busca apoiar empresas em estágio de crescimento, soluções emergentes e plataformas em formação, com foco na viabilidade técnica e econômica das tecnologias.
Mufarej afirmou no ano passado que a gestora buscava viabilizar modelos sustentáveis que combinem retorno financeiro com impacto ambiental, priorizando soluções que atendam às necessidades práticas dos produtores e aumentem a resiliência climática da região.
Leia também
Bill Gates vê futuro de cooperação climática nos EUA, apesar de políticas de Trump
Eles tinham painéis solares em suas casas. Mas não escaparam do apagão na Espanha