Bloomberg Línea — O Dia do Trabalhador é um dos feriados mais tradicionais do Brasil, celebrado todo ano em 1º de maio.
Foi instituído por lei há mais de cem anos, em 1924, embora tenha se tornado oficialmente feriado nacional há menos tempo, em 2002, em nova lei.
Mas, antes disso, já era considerado feriado em muitas cidades e estados do país.
Nos serviços públicos, por exemplo, incluindo aqueles considerados essenciais, não há expediente; o mesmo ocorre com serviços privados como os bancários. Ambos funcionam normalmente na sexta (2).
Nos Correios, as agências não funcionam nesta quinta-feira (1 de maio), mas voltam ao atendimento na sexta-feira.
Não haverá expediente na B3 nem pregão à vista da bolsa brasileira.
Nos serviços bancários, o Pix mantém o seu funcionamento 24 horas todos os dias e feriados, o que inclui, portanto, o 1º de maio.
De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a compensação bancária - como pagamentos - não será realizada nesta quinta.
Boletos de cobrança e contas de consumo (como água, energia e telefone) com vencimento em 1º de maio serão compensados somente na sexta (2).
Mas tributos e impostos que tenham vencimento nesta quinta tiveram que ser quitados com antecedência para evitar a incidência de juros e multa.
O atendimento presencial nas agências bancárias será retomado a partir das 10h de sexta, com encerramento previsto para o horário normal.
Já as agências da Previdência Social fecham na quinta (1º de maio) e reabrem na sexta (2).
No comércio de forma geral, o funcionamento deve ser semelhante ao de um domingo: praças de alimentação a partir de meio-dia e lojas em horário reduzido, das 14 até as 20h. Mas vale sempre checar nas redes sociais com antecedência.
- Com informações da Agência Brasil.