SXSW: robôs, exploração espacial e longevidade humana serão temas das próximas décadas

Especialistas que participam do South by Southwest, o maior evento de tecnologia do mundo, apontam os possíveis cenários para 2050

[BRANDED CONTENT] ITAU SXSW 02
Tempo de leitura: 2 minutos

Relações de trabalho integradas à tecnologia, exploração espacial, um novo olhar para o meio-ambiente e os animais e a integração de ferramentas de inteligência artificial no cotidiano. Esses são alguns dos cenários que especialistas no South by Southwest (SXSW) de 2024 estão imaginando para o ano de 2050, com destaque para inovações que priorizem o bem-estar e a igualdade entre as pessoas.

O maior evento de inovação e tecnologia do mundo, que acontece em Austin, no Texas, até o dia 16 de março, está promovendo este ano uma seção especial de palestras que convida nomes de diferentes setores a refletir sobre as próximas décadas da humanidade, em que a colaboração entre pessoas e máquinas deve impulsionar novos tipos de relação.

Segundo Sandy Carter, ex-CEO da IBM e ex-vice-presidente na Amazon Web Services, os próximos anos devem ter uma união entre a tecnologia e a criatividade humana para impulsionar a produtividade e a inovação. Essa integração, ela argumentou, irá promover uma revolução não apenas nas carreiras e tipos de trabalho, mas também no papel que a tecnologia em si representará na sociedade em 2050.

“As ferramentas de IA mais usadas hoje em dia são as de interação, as chamadas ‘acompanhantes’ [como Alexa, da Amazon, ou a Siri, da Apple]. Isso porque as pessoas não querem se sentir sozinhas. Vamos aprender a usar essas experiências imersivas em coisas que já estamos acostumados, como jantar ou conversar com alguém”, argumentou.

Novas relações com a natureza

E, segundo os especialistas no SXSW, não são apenas as máquinas que devem fazer companhia aos humanos em 2050.

Celine Halioua, CEO da Loyal, empresa que desenvolve medicamentos para cães,  Matt Kaeberlein, CEO da Optispan, de saúde e bem-estar, e Andrea Valdez, editora do portal The Atlantic, discutiram como os cachorros podem ser a chave para desbloquear a longevidade humana.

Segundo eles, os avanços na compreensão do envelhecimento canino podem abrir caminho para prolongar não apenas a vida dos animais de estimação, mas também dos donos. Com a mudança na maneira como enxergamos a interação entre humanos e a natureza, os especialistas apontam que as próximas décadas podem trazer avanços da tecnologia em que os animais também irão compartilhar de uma longevidade prolongada e saudável.

Além de que tecnologias como novos materiais e fontes de energia sustentáveis apontam esperança para um futuro mais resiliente e sustentável em 2050. Questões urgentes como a mudança climática trazem reflexões de como a ciência e a inovação serão fundamentais para enfrentar os desafios do futuro.

A última fronteira: o espaço ficou mais perto

Especialistas também destacam a transformação do espaço de indústria para economia.

Após 70 anos de foguetes, satélites e exploração interplanetária, a comercialização de experiências fora da Terra por empresas como SpaceX, Virgin Galactic e Blue Origin está abrindo novos horizontes. Alguns setores emergentes podem ter o maior impacto global na próxima década, com discussões de como incorporar diversidade, equidade, inclusão e sustentabilidade desde o início.

“Se você usa Google Maps, você usa tecnologia espacial. Usamos tecnologia de satélites em tantas coisas, assim como materiais que foram desenvolvidos primeiramente para a exploração espacial, como alguns equipamentos de saúde”, disse Anousheh Ansari, co-fundadora e presidente da Prodea Systems e da XPRIZE Foundation. “É muito mais próximo do que imaginamos, e isso só tende a aumentar nos próximos anos”.

Quem está no Brasil acompanha o principal festival de tecnologia do mundo pelo YouTube oficial do evento, com tradução em português de 100% das palestras, um oferecimento do Itaú para ampliar o acesso  ao que é discutido no evento , sem qualquer restrição geográfica e de idioma.