Imaginando uma comunidade global totalmente digitalizada

Por Omar Trujillo, vice-presidente de vendas corporativas e cloud nas Américas para a SES

[BRANDED CONTENT] SES
Tempo de leitura: 3 minutos

Ao ler isto você está a apenas um clique de comprar o que deseja. Leva apenas alguns segundos para você pegar seu celular e curtir um vídeo que um amigo lhe enviou. Com uma reunião virtual você pode compartilhar ideias de trabalho com pessoas de todo o mundo. Tudo isso soa bem comum no cotidiano. No entanto, estas são atividades que milhares de pessoas na América Latina não podem realizar devido à exclusão digital.

Apenas 60% da população da América Latina e do Caribe usa a Internet, deixando dois quintos da população da região sem acesso aos benefícios da conectividade digital, de acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Também existem grandes disparidades dentro da região entre o México e a América Central, e dentro da América do Sul.

Quando a Internet surgiu, foi considerada a criadora de uma aldeia global idealizada, onde as pessoas podiam aproximar-se de culturas, aprender e evoluir, independentemente da sua localização. Mas ao longo dos anos vimos que este sonho estava longe da realidade, pois muitos ainda não têm ou têm acesso limitado ao mundo digital. Esta é uma das principais razões pelas quais somos tão apaixonados pelo nosso trabalho na SES, pois se trata de fazer a diferença positiva e aproximar pessoas e sociedades, onde quer que estejam.

Estes desafios de conectividade poderiam ser resolvidos com múltiplas soluções, mas nenhuma é tão eficiente e econômica como os satélites, especialmente para aproximar pessoas que vivem em regiões remotas, historicamente mal atendidas. Graças à frota de satélites multiórbitas da SES, os satélites geoestacionários (GEO) atendem grande parte da América Latina e contribuem para a inclusão digital, conectando escolas, comunidades e empresas em áreas de difícil acesso. Dependendo das aplicações e serviços necessários, os satélites de órbita terrestre média (MEO) podem ser mais eficazes na viabilização de redes de banda larga de alta velocidade. Com apenas seis ou oito satélites, o sistema MEO de próxima geração da SES fornece serviços de conectividade semelhantes aos da fibra a nível global em áreas de difícil acesso.

Um exemplo de populações que hoje se beneficiam de serviços de conectividade estáveis são as comunidades anteriormente isoladas na bacia Amazônica. Hoje, elas conseguem acessar facilmente a serviços de vídeo, mensagens e videochamadas, sem se preocupar com atrasos ou perda de sinal, graças aos satélites. A SES, seus clientes e parceiros trabalham para conectar essa região e fornecer acesso ilimitado, seguro e de alto desempenho, que garante mais qualidade aos sistemas de educação e saúde, e garante que as pessoas possam acessar informações úteis e uma série de recursos essenciais por meio de aplicativos e serviços online.

Além de reduzir a exclusão digital, está comprovado que as melhorias na conectividade nas zonas mais isoladas impulsionam o crescimento econômico, beneficiando setores produtivos como o turismo e comércio. Recentemente, graças ao aumento da capacidade de satélite fornecida pela fornecedora de telecomunicações CNT e a SES, as Ilhas Galápagos, no Equador, conseguiram melhorar significativamente os serviços que oferecem aos turistas e às empresas locais. Com conectividade de mais qualidade, as empresas podem oferecer uma melhor experiência aos seus clientes, com os sistemas de pagamento digital; uma atração turística pode facilitar a compra antecipada de ingressos via internet e oferecer Wi-Fi para que os clientes acessem as redes sociais e compartilharem suas experiências e selfies durante uma viagem inesquecível.

A oferta de serviços de conectividade de alta qualidade por meio de redes móveis demonstra que a inclusão digital não é um sonho. Pelo contrário, graças a estes serviços podemos não somente imaginar uma comunidade global totalmente digitalizada, mas também criar uma que inclua toda a América Latina. Na SES ajudamos empresas locais a otimizar suas operações e aproveitar oportunidades globais, por isso temos orgulho de fazer parte de projetos que geram um impacto tão positivo na vida de centenas de milhares de latino-americanos.

PUBLICIDADE