Bloomberg — O dólar australiano e os contratos futuros de ações dos Estados Unidos subiam no início do pregão asiático de segunda-feira (19), em meio a sinais de melhora nos laços entre os EUA e a China, enquanto os contratos de referência na Ásia operavam próximos da estabilidade.
O dólar australiano subiu ante o dólar americano, somando-se ao seu aumento de 2% na semana passada – o terceiro ganho semanal consecutivo da moeda em relação ao dólar. O avanço atraiu fundos hedge para operar vendido na divisa.
O pequeno avanço neste início do pregão ocorre diante de sinais positivos de que as relações sino-americanas irão descongelar, e também o otimismo contínuo de que a China fará novos estímulos para impulsionar sua recuperação.
O secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, teve conversas “sinceras” com seu homólogo em Pequim em uma reunião que durou mais do que o planejado. O presidente Joe Biden disse no sábado (17) que espera se encontrar com o presidente chinês Xi Jinping nos próximos meses.
Os contratos futuros de ações australianas e de Hong Kong caíam ligeiramente, refletindo a queda das ações americanas na sexta-feira (16), enquanto os contratos japoneses mostravam um pequeno avanço.
Os investidores estão monitorando atentamente os sinais de mais apoio oficial à economia chinesa depois que o país cortou uma importante taxa de empréstimo na semana passada. O país deve cortar as taxas básicas de empréstimo de um e cinco anos em decisões esperadas para terça-feira (20), de acordo com previsões de economistas.
A Nomura Holdings, a Standard Chartered e o Morgan Stanley (MS) disseram que as autoridades podem aumentar a cota de títulos especiais do governo local para financiar investimentos em infraestrutura em um possível pacote de estímulo para impulsionar o crescimento.
Os mercados de ações e títulos dos EUA estarão fechados para feriado na segunda-feira. O S&P 500 caiu 0,4% na sexta-feira, encerrando uma sequência de seis sessões de avanços, à medida que os investidores buscam mais informações sobre as decisões de política monetária do Federal Reserve.
O presidente do Fed, Jerome Powell, apresentará seu relatório semestral ao Congresso na quarta-feira (21). O presidente do Federal Reserve Bank de St. Louis, James Bullard, e seus colegas em Nova York e Chicago estão prontos para falar nos próximos dias.
O Fed manteve as taxas de juros inalteradas na semana passada, mas alertou para mais aperto no futuro. No passado, pausar os aumentos das taxas por três meses após uma série de aumentos contribuiu para um impulso às ações.
Outros desenvolvimentos importantes do banco central nesta semana incluem reuniões de política no Brasil, Turquia, Reino Unido e Suíça.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Retorno do El Niño deve trazer devastação sem precedentes para economia mundial
Home office se torna benefício semanal para quem trabalha presencialmente
©2023 Bloomberg L.P.