Empresa apoiada por Federer aposta em jovens tenistas para ajudar na expansão

A On Holding é uma das marcas de calçados que tiveram crescimento explosivo e ameaçam o reinado de gigantes do mercado como Adidas e Nike

O tenista Roger Federer utilizando tênis da On
Por Tim Loh
26 de Março, 2023 | 08:18 AM

Bloomberg — A fabricante suíça de tênis On Holding previu que seus tênis e calçados de corrida terão um crescimento de vendas de quase 40% este ano, à medida que a empresa chega a um mercado de calçados esportivos tradicionalmente dominado pelas maiores rivais Adidas e Nike (NKE).

As ações chegaram a subir até 30% na quarta-feira (22) em Nova York, o maior ganho intradiário desde o primeiro dia de negociação, em setembro de 2021. O rápido avanço das ações teria como base a receita do quarto trimestre que quase dobrou, superando amplamente as estimativas dos analistas.

A empresa, apoiada pelo tenista suíço Roger Federer, é uma entre outras marcas menores que tiveram um rápido crescimento no setor esportivo e ameaçam frear as trajetórias dos pilares da indústria. Outras marcas em rápido crescimento incluem a Hoka, de propriedade da Deckers Brands, e a unidade da Berkshire Hathaway, a Brooks Running.

A expectativa é de aumento nos lucros este ano, pois depende menos do frete aéreo caro.

PUBLICIDADE

“A loucura da cadeia de abastecimento ficou para trás, e nossa equipe completa pode focar no que é importante para o cliente”, disse o co-CEO Martin Hoffmann em entrevista na terça-feira (21).

Fundada na Suíça em 2010, a On procura se expandir além de seu público-alvo original de atletas de meia-idade, principalmente corredores e triatletas.

Depois de alcançar um crescimento explosivo na Suíça e em toda a Europa durante a última década, a On tem cada vez mais penetrado no mercado dos Estados Unidos nos últimos anos, inclusive com sua oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) em Nova York no final de 2021.

PUBLICIDADE

Embora os EUA continuem sendo o maior motor de crescimento da On este ano, a empresa espera expandir-se para a América Latina, Japão e China, que provavelmente ultrapassará o mercado suíço em termos de vendas em 2023, disse Hoffmann.

A On também está se voltando cada vez mais para clientes mais jovens, quer seja a Geração Z, cujas concorrentes Adidas e a Puma também visam, ou mesmo para crianças pequenas, disse Hoffmann. Nas últimas semanas, a On lançou uma nova linha de calçados mais caros para crianças a partir dos 4 anos de idade, disse Hoffmann.

Estrelas do tênis

A empresa também está expandindo suas ambições no tênis, contratando a jovem estrela Iga Świątek – atualmente a melhor jogadora de tênis do mundo – e o tenista americano em ascensão Ben Shelton.

A fabricante de calçados também tem muito espaço para crescimento – principalmente nos EUA – pois se expande além das lojas especializadas em corrida e coloca produtos em grandes varejistas como Footlocker e Dick’s Sporting Goods, disse Hoffmann.

Com sede em Zurique, a empresa evitou os enormes problemas de estoque que estão fazendo com que as concorrentes, como Adidas e Puma, recorram a grandes descontos, especialmente nos EUA. Mais de 90% das vendas da On durante o período de compras de fim de ano de 2022 foram pelo preço cheio, disse o executivo.

A Adidas previu um 2023 especialmente sombrio, esperando uma queda na receita enquanto o novo CEO Bjorn Gulden busca orquestrar uma reestruturação. A empresa vem baixando os preços de muitos produtos este ano para escoar seu estoque de tênis e vestuário não vendidos.

No quarto trimestre de 2022, a On registrou um faturamento de US$ 395 milhões – 33% acima da estimativa média dos analistas.

PUBLICIDADE

Em 2023, a empresa espera que o faturamento aumente em 39%, chegando a US$ 1,8 bilhões.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

Estas são as cidades mais caras do mundo para viagens de negócios