Nova grande aposta de Musk é na energia sustentável

Tesla pode expandir na produção de bombas de calor, que podem cortar drasticamente os custos de aquecimento de casas e escritórios

Musk publicou seu primeiro plano há mais de uma década
Por Dana Hull e Sean O'Kane
01 de Março, 2023 | 07:53 PM

Bloomberg — Elon Musk disse que a próxima fase do crescimento da Tesla (TSLA) será construída em torno de um futuro global de energia sustentável, que pode servir uma população mundial muito maior e ser alcançada sem grande sacrifício econômico.

“A Terra mudará para uma economia energética sustentável”, disse o diretor executivo da Tesla nesta quarta-feira (1°) como parte de uma apresentação do Investor Day, onde descreveu seu terceiro “plano diretor” para a empresa. “E isso acontecerá em sua vida.”

Um produto que a Tesla poderia se expandir é em bombas de calor. Musk e Drew Baglino, seu vice-presidente sênior de trem de força e engenharia de energia, disseram que as bombas de calor podem cortar drasticamente os custos de aquecimento de casas e escritórios, chamando-os de um dos frutos baixos da transição para a energia sustentável. O evento foi transmitido ao vivo de sua fábrica em Austin, Texas.

A nova visão corporativa visa desenvolver o crescimento do líder de mercado de veículos elétricos dos EUA de um nicho para um fabricante automotivo convencional. Os outros dois planos estratégicos anteriores de Tesla foram revelados em 2006 e 2016.

PUBLICIDADE

Dezenas de investidores reuniram-se em Austin para o evento somente para convidados, onde a Tesla planejava mostrar sua “linha de produção mais avançada”. A gerência está programada para discutir tópicos, incluindo crescimento a longo prazo, arquitetura de veículos de próxima geração e planos de gastos com capital, informou a empresa.

Os investidores estão ansiosos para ter mais detalhes sobre a estratégia de produtos da Tesla, incluindo a plataforma de veículos gen 3. Musk disse em janeiro que a empresa permanece a caminho de começar a construir seu tão esperado Cybertruck em Austin ainda este ano, mas alertou que o volume de produção será limitado até 2024.

Musk publicou seu primeiro plano diretor há mais de uma década, colocando a estratégia de entrada no mercado da Tesla de construir um carro esportivo elétrico, depois uma série de carros mais acessíveis. A empresa executou nessa visão com o Roadster, o Modelo S e, em seguida, o sedan Modelo 3 - seu veículo mais barato, que começa em cerca de US$ 43.000.

PUBLICIDADE

Dez anos depois, Musk divulgou o Plano Diretor, parte Deux, enquanto Tesla estava adquirindo a SolarCity. Musk atuou como presidente do instalador de painéis solares, liderado por seus primos. Esse plano falou sobre telhados solares com armazenamento de bateria, uma linha de veículos expandida e tecnologia autônoma.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Bridgewater deixa a era Ray Dalio com revisões, apostas em IA e cortes

Calote de empresa em fundo da Pimco gera alerta no mercado de imóveis nos EUA