Tequila desbanca uísque e é segunda bebida mais consumida por americanos

Vendas de bebidas à base de agave contribuíram com cerca de 70% do aumento do volume consumido no mercado da maior economia do mundo

Margarita, um coquetel feito com tequila (Jason Kempin/Getty Images North America)
26 de Fevereiro, 2023 | 10:59 AM

Leia esta notícia em

Espanhol

Bloomberg Línea — A tequila, a bebida de origem mexicana feita à base de agave, ultrapassou o uísque e se tornou a segunda categoria de bebida mais vendida nos Estados Unidos em 2022, mas os produtores terão que buscar outros territórios se quiserem apostar no crescimento a longo prazo, de acordo com analistas.

A bebida destilada de agave deve se tornar a categoria de bebida alcoólica mais valiosa em termos de vendas em 2023, superando a a vodca, de acordo com a IWSR, que fornece informações de mercado para a indústria.

“A bebida de agave contribuiu com US$ 1,6 bilhão para a indústria de bebidas alcoólicas em 2022″, disse a IWSR em uma declaração em janeiro.

O crescimento das bebidas à base de agave, que inclui o mezcal, foi responsável por 70% do aumento do volume total e 65% do aumento do valor das bebidas alcoólicas nos EUA.

PUBLICIDADE

Tequila ou uísque?

O caminho que a tequila está seguindo na América do Norte é visto como a aposta certa por alguns fabricantes, que concentraram o fornecimento principalmente em produtos de alto valor ou premium.

“Nossa crença de que tequila é um dos melhores destilados premium está se mostrando correta”, disse a Becle, fabricante da tequila José Cuervo, em seu relatório do quarto trimestre de 2022, citando os números da IWSR.

As vendas de tequila José Cuervo nos Estados Unidos e Canadá, que representam 60% de seus negócios, aumentaram 3,7% no quarto trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano anterior. No terceiro trimestre, o crescimento das vendas em relação ao ano anterior foi de 14%.

A desaceleração no mercado norte-americano se refletiu nos resultados consolidados da empresa e não passou despercebida pelos investidores; as ações da José Cuervo caíam 2,3% na bolsa de valores mexicana em 17 de fevereiro após a divulgação.

Apesar da desaceleração, a José Cuervo mantém uma sólida posição no mercado americano, segundo Kenneth Shea, analista da Bloomberg, mas que disse que, se a empresa quiser crescer no longo prazo, terá quee ampliar seus horizontes, apostando em produtos como o uísque irlandês.

“As oportunidades de crescimento de longo prazo estão em sua capacidade de expandir a penetração da tequila fora da América do Norte e comercializar produtos premium em outras categorias em expansão, como os uísques irlandeses”, escreveu Shea em um comentário sobre os resultados da empresa.

O mercado americano de tequila também é importante para a destilaria Diageo, uma das maiores do mundo. A tequila é o terceiro produto mais importante em termos de vendas para a empresa europeia, que administra marcas como Don Julio e Casa Amigos.

PUBLICIDADE

No segundo semestre de 2022, as vendas de tequilas produzidas pela Diageo cresceram 28%, impulsionadas pelo desempenho na América do Norte, segundo seu relatório de resultados.

“As remessas de tequila cresceram antes do esgotamento dos estoques, refletindo o forte crescimento do volume, bem como um benefício do aumento dos preços”, disse a Diageo.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Volta do carnaval atrai marcas de consumo, de empresas de cerveja a delivery

Michelle del Campo

Repórter mexicano especializado em empresas. Gosto de cobrir tópicos relacionados à sustentabilidade, startups e questões internacionais. Anteriormente, fiz parte da Infosel-Sentido Común, Transparencia Mexicana e Fundación Este País.