Vice-presidente da BlackRock diz que o mercado erra ao apostar em alívio do Fed

Philipp Hildebrand acredita que os bancos centrais continuarão firmes no aperto monetário e não vê chance de flexibilização dos juros neste ano

'Na melhor das hipóteses, veremos algum tipo de pausa, mas ainda não'
Por Loukia Gyftopoulou - Francine Lacqua
16 de Janeiro, 2023 | 11:27 AM

Bloomberg — Os principais bancos centrais continuarão firmes no aperto monetário este ano para garantir que a inflação permaneça em trajetória descendente, ao contrário do que apostam operadores do mercado, disse o vice-presidente da BlackRock, Philipp Hildebrand.

“Francamente, não vejo nenhuma chance de flexibilização este ano — acho que o mercado entendeu errado”, disse Hildebrand, ex-chefe do Banco Nacional da Suíça, em entrevista à Bloomberg TV no Fórum Econômico Mundial em Davos.

Embora Hildebrand espere que a inflação caia rapidamente em relação às recentes máximas de várias décadas, os principais bancos centrais tentarão reduzi-la para 2% e garantir que as expectativas de preços não subam novamente, acrescentou.

“Na melhor das hipóteses, veremos algum tipo de pausa, mas ainda não”, disse.

PUBLICIDADE

Os bancos centrais devem ser francos sobre como o aperto pode levar suas economias à recessão, à medida que algumas empresas terão dificuldades em lidar com o fim do dinheiro fácil, segundo Hildebrand.

Antes, era possível “controlar a inflação e o resto ficava bem. Agora, controlar a inflação significa que você tem que prejudicar a economia real, significa causar uma recessão, e não há como evitar isso”, disse ele. “Trazer a estabilidade de preços de volta envolve, essencialmente, recessões.”

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

BTG tenta anular na Justiça proteção da Americanas e acusa empresa de má-fé

Balanços do JPMorgan, BofA e Citi alertam para mais volatilidade à frente