Ações asiáticas apontam para altas em meio a otimismo com inflação americana

Futuros de ações de Hong Kong, Japão e Austrália subiam, juntamente com um índice de ações chinesas listadas nos EUA

Investidores também focam na China e em sua reabertura das restrições da covid
Por Brett Miller
10 de Janeiro, 2023 | 08:36 PM

Bloomberg — As ações asiáticas apontam para altas na quarta-feira, após os ganhos em Wall Street, com os traders apostando que o próximo índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos mostrará uma queda ainda maior.

Os contratos futuros de ações de Hong Kong, Japão e Austrália subiam, juntamente com um índice de ações chinesas listadas nos EUA, com o S&P 500 subindo acima de sua marca de 3.900 pontos.

PUBLICIDADE

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, absteve-se de comentar sobre as perspectivas para a política monetária em um evento na terça-feira, enquanto os investidores analisam os dados de inflação esperados para quinta-feira (12) em busca de sinais de arrefecimento. Isso pode ajudar a criar argumentos para que o Fed diminua o ritmo de aumento das taxas de juros, mesmo que algumas autoridades digam que é muito cedo para declarar vitória sobre a inflação.

Os rendimentos do Tesouro dos EUA de dois anos diminuíram o avanço, enquanto a taxa de 10 anos aumentou cerca de nove pontos base. Os rendimentos dos títulos do governo da Austrália abriram em alta antes dos números do CPI, que devem mostrar uma parada nas quedas recentes devido a uma queda nos preços da gasolina.

Um indicador da força do dólar pouco mudou, rondando uma baixa de sete meses. O iene se estabilizou no meio de sua faixa desde o final de dezembro e o yuan offshore estava perto do nível mais forte em relação ao dólar desde agosto.

PUBLICIDADE

A mesa trading do JPMorgan (JPM) espera que os números da inflação de quinta-feira fiquem mais frios do que o previsto, ajudando as ações a estender um rali do mercado de baixa. O chefe do banco, Jamie Dimon, disse à Fox Business que os aumentos das juros podem precisar ir além do esperado atualmente.

Embora Powell não tenha comentado diretamente sobre os próximos passos do Fed em um fórum em Estocolmo, ele disse que “restaurar a estabilidade de preços quando a inflação está alta pode exigir medidas que não são populares no curto prazo, pois aumentamos as taxas para desacelerar a economia”. A governadora do Fed, Michelle Bowman, disse que o banco central tem mais trabalho a fazer para conter a inflação, observando que é necessário mais aperto.

Enquanto isso, nos mercados asiáticos, o foco está na China e em sua reabertura das restrições da covid. O índice MSCI Asia Pacific caiu ligeiramente na terça-feira, depois de entrar em um mercado em alta na segunda-feira em meio a esperanças de crescimento econômico e fraqueza do dólar.

PUBLICIDADE

No entanto, a reabertura da China também desencadeou uma onda de infecções e requisitos mais rígidos para que seus cidadãos entrem em muitos países. Pequim começou a reagir contra isso, suspendendo alguns vistos para a Coreia do Sul e o Japão.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

OMS volta a recomendar uso de máscara por passageiros de voos de longa distância

Mercado subestima a inflação e a postura do Fed, avaliam gestoras globais