Procuradoria-Geral da República abre investigação criminal de ataques em Brasília

Rosa Weber, presidente do STF, e Lula, presidente da República, dizem que haverá punição nos termos da lei para os invasores e os que financiaram os atos contra os 3 Poderes

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto neste domingo (8 de janeiro de 2023) em Brasília (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
08 de Janeiro, 2023 | 09:43 PM

Bloomberg Línea — As invasões e os atos de depredação dos prédios que abrigam os 3 Poderes em Brasília serão alvo de inquérito criminal para responsabilização dos envolvidos, com abertura imediata, determinou o procurador-geral da República, Augusto Aras, no fim da tarde deste domingo (8).

Segundo nota da Procuradoria-Geral da República (PGR), Aras acompanhou com “preocupação os atos de vandalismo a edifícios públicos que ocorrem em Brasília”, manteve “contato permanente com as autoridades” e adotou ações “para impedir a sequência dos atos de violência”.

No início da noite, cerca de 170 pessoas que invadiram os prédios e participaram dos atos estavam detidas em Brasília, segundo informações do governo.

Posição semelhante à de Aras foi expressada, por meio de nota, pela ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

PUBLICIDADE

“O STF atuará para que os terroristas que participaram desses atos sejam devidamente julgados e exemplarmente punidos. O prédio histórico será reconstruído”, disse Weber.

“A Suprema Corte não se deixará intimidar por atos criminosos e de delinquentes infensos ao Estado Democrático de Direito.”

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que os responsáveis pelos ataques sem precedentes na história da democracia serão investigados e responsabilizados nos termos da lei, incluindo aqueles que bancaram o transporte de milhares de manifestantes até a capital federal.

PUBLICIDADE

“Essa gente tem de ser punida, inclusive vamos descobrir quem são os financiadores desses vândalos que foram a Brasília, e todos eles pagarão com a força da lei pelo gesto de irresponsabilidade, esse gesto antidemocrático e esse gesto de vândalos e de fascistas”, disse o presidente.

Entre as providências tomadas por Aras, de acordo com a PGR, está a requisição à Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF) para a imediata abertura de procedimento investigatório criminal para responsabilização dos atos de vandalismo contra os prédios dos Três Poderes.

Leia também

Lula decreta intervenção no Distrito Federal após ataques aos 3 Poderes

Manifestantes pró-Bolsonaro invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto