Bloomberg — A Shopify passou o ano passado cortando custos. Agora, está cortando reuniões.
À medida que os funcionários retornam das férias, a empresa canadense de comércio eletrônico disse que está conduzindo uma “limpeza de calendário”, removendo todas as reuniões recorrentes com mais de duas pessoas “perpetuamente”, ao mesmo tempo em que reafirma a regra de que nenhuma reunião pode ser realizada às quartas-feiras.
Grandes reuniões com mais de 50 pessoas serão reduzidas a uma janela de seis horas às quintas-feiras, com um limite de uma por semana. Os líderes da empresa também incentivarão os funcionários a recusar outras reuniões e a se retirarem de grandes grupos de bate-papo internos.
“A melhor coisa que os fundadores podem fazer é subtrair”, disse o CEO Tobi Lutke, co-fundador da empresa, em um comunicado enviado por e-mail. “É muito mais fácil adicionar coisas do que remover coisas. Se você disser sim a uma coisa, na verdade, você diz não a todas as outras coisas que poderia ter feito naquele período. À medida que as pessoas adicionam coisas, o conjunto de coisas que podem ser feitas se torna menor. Então, você acaba com mais e mais pessoas apenas mantendo o status quo.”
Reuniões grandes, longas e improdutivas tornaram-se um flagelo do local de trabalho híbrido de hoje, levando as empresas a tentar reduzi-las.
A controladora do Facebook, Meta Platforms (META), a fabricante de produtos domésticos Clorox e a empresa de tecnologia Twilio estão entre as que instituíram dias sem reuniões.
Tempo desnecessário
Os funcionários gastam cerca de 18 horas por semana em média em reuniões, de acordo com uma pesquisa realizada no ano passado, e recusam apenas 14% dos convites, embora prefiram desistir de 31%. Ir relutantemente a reuniões não críticas desperdiça cerca de US$ 100 milhões por ano em grandes organizações, segundo a pesquisa.
Reuniões mal gerenciadas também podem prejudicar o engajamento dos funcionários e até aumentar sua intenção de pedir demissão, de acordo com Steven Rogelberg, professor de ciência organizacional, psicologia e administração da Universidade da Carolina do Norte em Charlotte.
Dados da Microsoft (MSFT) baseados em milhares de usuários de seu software de trabalho descobriram que o tempo gasto em reuniões mais do que triplicou nos primeiros dois anos da pandemia, e o número de reuniões semanais mais do que dobrou.
A parcela de reuniões virtuais individuais, no entanto, aumentou de 17% em 2020 para 42% no ano passado, descobriu um estudo de 48 milhões de reuniões da empresa de análise de colaboração Vyopta, um sinal de que as empresas estão tentando controlar os participantes.
A Shopify disse que um bot servirá como executor da política, lembrando os organizadores das novas regras a partir de 5 de janeiro.
“Ao longo dos anos, vimos o excesso de reuniões voltar ao nosso dia a dia”, disse Kaz Nejatian, vice-presidente de produtos e diretor de operações da Shopify, em resposta por e-mail a perguntas. “Sabemos que ninguém entrou na Shopify para participar de reuniões.”
Novo modelo de trabalho
A limpeza da reunião é o mais recente experimento de força de trabalho da Shopify. Em maio de 2020, logo após a pandemia, Shopify foi “digital por design”, permitindo que todos os funcionários trabalhassem de qualquer lugar indefinidamente.
No ano passado, em meio à volatilidade do setor que afetou as ações de empresas de tecnologia, a Shopify mudou suas práticas de remuneração para permitir que a equipe decida quanto de seu pagamento será em dinheiro versus patrimônio, em vez de a administração decidir o mix.
As mudanças mais recentes ocorrem em meio a um esforço de corte de custos da empresa, que permite que os comerciantes configurem sites para vendas online, permitindo que gerenciem estoques e processem pagamentos, com ferramentas para compras na loja.
Estava entre as ações pandêmicas mais quentes quando as compras online cresceram e se tornaram a empresa mais valiosa do Canadá, mas as ações despencaram 75% no ano passado. A Shopify cortou cerca de 1.000 empregos de sua força de trabalho de 10.000 durante o verão, quando Lutke reconheceu que superestimou o impacto da pandemia no comércio eletrônico.
As políticas de não cumprimento podem aumentar a produtividade e reduzir o estresse dos funcionários, de acordo com uma pesquisa da NEOMA Business School da França. Mas as reuniões não estão desaparecendo totalmente no Shopify.
A empresa disse que haverá um “período de reflexão de duas semanas” antes que alguém possa convocar novamente uma reunião cancelada. Ele usará o Slack apenas como um mensageiro instantâneo a partir de agora, com grupos de bate-papo “grandes e pesados” usados apenas para anúncios, disse.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Quer atrair e reter talentos? Veja o que eles buscam. E não é só dinheiro
Google contrata líder para segundo centro de engenharia na América Latina