Pelé, o rei do futebol, morre aos 82 anos

O Atleta do Século, 3 vezes campeão da Copa do Mundo e um dos maiores esportistas de todos os tempos, estava com câncer descoberto há mais de um ano

Eleito o Atleta do Século e o Rei do Futebol, com a Taça Jules Rimet, entregue ao vencedor da Copa do Mundo até 1970
29 de Dezembro, 2022 | 03:59 PM

Bloomberg Línea — Um dos maiores brasileiros e uma das maiores personalidades do mundo, Pelé morreu às 15h27 desta quinta-feira (29), aos 82 anos, em São Paulo, acaba de informar o Hospital Albert Einstein, onde o atleta estava internado desde o fim de novembro.

Pelé morreu “em decorrência de falência múltipla de órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia”, informou o Einstein em boletim médico.

O corpo dele será levado para velório na Vila Belmiro, como é conhecido o estádio do Santos Futebol Clube, pelo qual se consagrou e defendeu a maior parte de sua carreira.

Atleta do Século, Rei do Futebol, o único jogador a vencer três Copas do Mundo, maior artilheiro de todos os tempos contando jogos oficiais e amistosos, com 1.283 gols, segundo o Guinness Book, maior artilheiro da seleção brasileira, com 95 gols em 113 jogos segundo a CBF, dois Mundiais de Clubes pelo Santos.

PUBLICIDADE

Estes são alguns dos feitos que marcam a trajetória de Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé. Ainda que tenha deixado os campos há mais de 45 anos, são feitos que ressoam pelo mundo até hoje, quando o rei do futebol e dos esportes se despede.

Ele transcendeu a imagem de craque do futebol e do esporte para o status de ídolo mundial. Se hoje Messi, Cristiano Ronaldo, Mbappé ou Neymar são reverenciados fora dos limites do futebol, é atribuído a Pelé esse pioneirismo há mais de 50 anos.

O ex-jogador estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o último dia 30 de novembro. Pelé descobriu um tumor no cólon em agosto do ano passado e se tratava contra a doença desde então. No dia 3 de dezembro, o craque foi colocado sob cuidados paliativos, segundo o jornal Folha de S. Paulo, que informou que ele já não respondia ao tratamento de quimioterapia.

PUBLICIDADE

Pelé deixa a atual esposa, Márcia Aoki, e sete filhos e nove netos.

Em um de seus últimos posts em sua conta no Twitter, no começo do mês, ele lembrou de sua primeira Copa do Mundo, na Suécia, e da promessa feita a seu pai de conquistar a taça (abaixo).

Histórico no futebol

Pelé foi o jogador mais jovem do mundo a marcar gol em final de Copa, após estrear no torneio de 1958, na Suécia, com apenas 17 anos. Foi a primeira conquista do Brasil na competição.

Venceu ainda o Mundial do Chile, em 1962, quando se lesionou ainda na primeira fase, e do México, em 1970, na conquista que é considerada por especialistas como a maior atuação de um time de futebol em um torneio na história, ao lado de craques como Rivellino, Gerson, Tostão e Jairzinho.

É o quinto maior artilheiro da história das Copas, com 12 gols em 14 jogos. Até o início do Mundial do Catar, o brasileiro era o único jogador a ter marcado sete gols em Copas com menos de 24 anos - o francês Kylian Mbappé se juntou a esse quadro nos últimos dias.

Em 1980, em votação promovida pelo prestigioso jornal francês L’Equipe, foi eleito o Atleta do Século, superando o velocista americano Jesse Owens e dezenas de esportistas de outras modalidades.

Em 2000, venceu com cerca de 73% dos votos de um júri especializado a votação promovida pela Fifa, o órgão máximo do futebol mundial, para eleger o Jogador do Século.

PUBLICIDADE

Levou o Santos ao status de um dos maiores e mais vitoriosos clubes do mundo enquanto o defendeu, de 1956 a 1974, em conjunto com uma geração de grandes jogadores que também chegaram à seleção brasileira, como Gilmar, Mauro, Zito, Pepe e Coutinho, entre outros.

O Santos se sagrou campeão da Libertadores da América e do mundo em 1962 e 1963 e ganhou cinco vezes a Taça Brasil, de 1961 a 1965, o equivalente ao atual Campeonato Brasileiro.

No dia 1º de dezembro, Pelé publicou no seu perfil no Instagram uma mensagem para agradecer as homenagens no Catar e disse que estava fazendo sua visita mensal ao hospital.

A influência de Pelé corre o mundo até hoje de forma que transcende as quatro linhas do campo de futebol. Desde sua representatividade como um jovem negro de origem humilde que chegou ao topo do esporte global, Pelé foi reverenciado por chefes de estado mundo afora, tornou-se garoto-propaganda de marcas globais em uma era sem internet e conseguiu, segundo relatos que ajudaram a fazer a sua fama, até parar uma guerra - quando o Santos jogou um amistoso na Nigéria em 1969.

PUBLICIDADE

Nascido em 23 de outubro de 1940 na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, Pelé cumpriu a promessa que fez a seu pai, Dondinho (que também foi jogador de futebol), aos 10 anos de idade, quando o Brasil perdeu a Copa de 1950 em casa, no Rio de Janeiro, e foi além, muito além: ajudou o país a conquistar 3 Copas e se tornou um marco e um ícone do futebol e do esporte mundial.

- Em atualização.

Leia também

Neymar, Vini Jr. e outros craques: quanto ganham os jogadores da seleção?

Argentina leva maior prêmio da história da Copa ao vencer a França na final

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.