Em dia de feriado no Brasil, Wall Street avança com dados de inflação no radar

Os mercados aumentaram o apetite por risco nos últimos dias após o índice de preços ao consumidor dos EUA vir mais suave do que o esperado

Por

Bloomberg — As ações encerraram o pregão desta terça-feira (15) em alta em Wall Street após novos dados mostrarem que a inflação nos Estados Unidos pode ter atingido o pico. Isso sustentaria a tese de que o Federal Reserve pode moderar seu ritmo de aumento dos juros. Os títulos do Tesouro americano também encerraram o dia em alta.

Em dia de feriado no Brasil, em que a bolsa brasileira ficou fechada, o índice S&P 500 subiu 0,87% e o Nasdaq 100, com grande peso do setor de tecnologia, fechou em alta de 1,45% – seu nível mais alto desde 19 de setembro. Já o Dow Jones teve ganhos de 0,17%.

Enquanto as ações se recuperaram durante a maior parte da sessão, relatos de que supostos mísseis russos caíram na Polônia, país membro da Otan, feriram brevemente o sentimento dos investidores à tarde, desacelerando os ganhos das bolsas.

Os mercados aumentaram o apetite por risco nos últimos dias, diante de uma leitura do índice de preços ao consumidor dos EUA mais suave do que o esperado, levando à expectativa de que o Fed aumente as taxas em incrementos de meio ponto em vez de 0,75 p.p.

Enquanto uma série de palestrantes do Fed indicaram nos últimos dias que as autoridades poderiam desacelerar o ritmo de aumentos de juros, eles também enfatizaram que o banco central americano tem mais trabalho a fazer para domar a inflação.

Nesta terça (15), a divulgação do índice de preços ao produtor de outubro mostrou alta de 8% em relação ao ano anterior, abaixo da estimativa de 8,3% diminuindo ainda mais as preocupações com a inflação. Ainda assim, alguns investidores não estão convencidos de que os dados recentes farão muito para mover o Fed.

“Os mercados parecem estar precificando, no melhor cenário, um pouso suave e uma queda da inflação desencadeando uma pausa do Fed”, disse Venu Krishna, chefe de estratégia de ações dos EUA no Barclays.

“Em nossa opinião, isso não é certo e continua sendo um cenário de baixa probabilidade – esses são apenas alguns dados sobre a inflação e precisam ser sustentados. Mesmo que o Fed eventualmente faça uma pausa, pode não ser capaz de evitar uma leve recessão.”

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

Entenda o que é o evento que levou ministros do STF, políticos e empresários para NY

FTX pode ter mais 1 milhão de credores em processo de recuperação judicial