Minério de ferro salta com pacote de resgate ao setor imobiliário chinês

Para especialistas, conjunto de medidas, que inclui lidar com a crise de liquidez das incorporadoras, pode ser um divisor de águas

Disparada nos preços pode ser benéfico para os papéis da companhia na bolsa
Por Liz Ng
14 de Novembro, 2022 | 09:49 AM

Bloomberg — O minério de ferro saltou após o anúncio de um amplo pacote de políticas para resgatar o abatido setor imobiliário da China.

Os índices futuros em Singapura subiram até 5,2%, para US$ 96 a tonelada – o maior nível em mais de um mês depois do anúncio das 16 medidas. O setor imobiliário responde por cerca de 40% da demanda chinesa por aço.

O plano dos reguladores financeiros chineses inclui medidas que vão desde lidar com a crise de liquidez das incorporadoras até afrouxar os requisitos de concessão de financiamento para compradores de imóveis, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

O resgate do setor imobiliário segue 20 diretrizes anunciadas pela Comissão Nacional de Saúde para reduzir o impacto econômico e social das restrições contra a covid-19, que impulsionaram os preços do minério de ferro na sexta-feira (11).

PUBLICIDADE
  dfd

A repressão de Pequim ao setor imobiliário tem sido um dos maiores empecilhos para a economia este ano. No início deste mês, o valor do minério de ferro caiu pela metade em relação ao pico de março, antes de uma pequena recuperação nas últimas duas semanas.

“Isso pode ser um divisor de águas por ser a primeira política abrangente de apoio das autoridades centrais, ao contrário das etapas anteriores”, disse Griffin Chan, analista do Citigroup (C).

Os preços do minério em Dalian também subiram, enquanto os preços da bobina de aço laminada a quente e do vergalhão avançaram em Xangai.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

BV: Como a energia solar se tornou a área de maior crescimento do banco

Lula pretende colocar o Brasil à frente das negociações climáticas