Conteúdo Patrocinado

Binance e a BNB Chain: qual a diferença?

A BNB Chain foi originalmente iniciada pela Binance, mas desde então a blockchain cresceu e se tornou um ecossistema descentralizado

Tempo de leitura: 5 minutos

Em 2017, a Binance lançou o token utilitário BNB, com o intuito inicial de permitir que os usuários recebessem descontos ao pagar suas taxas de negociação. Esse token, desde então, incluiu centenas de outros casos de uso. Uma destas utilidades é pagar taxas para usar a BNB Chain que, em outubro de 2022, se tornou a maior blockchain de contrato inteligente em termos de volume de transações, com um ecossistema formado por mais de 1.300 aplicativos descentralizados (DApps).

O fato de que a Binance estava originalmente envolvida na criação da blockchain leva muitas pessoas a erroneamente pensarem que a Binance e a BNB Chain podem ser consideradas a mesma coisa – que é a Binance Chain. Mas não é o caso. E para entender a diferença, explicamos o que cada uma delas representa separadamente.

O que é a Binance?

A Binance foi criada em 2017, pelos fundadores Changpeng Zhao (CZ) e Yi He, para atuar como uma corretora de criptomoedas que tinha a visão de oferecer uma plataforma simples e fácil de usar para pessoas negociarem ativos digitais como Bitcoin e Ethereum.

Em 180 dias, já havia se tornado a maior exchange de criptoativos do mundo por volume de negócios. Depois de cinco anos, a plataforma continua nesta posição de liderança, processando bilhões de dólares em transações todos os dias.

Com o passar dos tempo, a Binance se tornou mais do que uma plataforma de negociações. Atualmente, é uma organização centralizada na qual a corretora é só uma parte do leque de produtos da instituição, que se tornou líder no ecossistema blockchain. Entre as iniciativas, a Binance tem:

  • Binance Labs: um acelerador que atua como incubador e investidor em projetos de blockchain.
  • Binance Pay: uma tecnologia de pagamentos com cripto sem contato, global e segura.
  • Binance Academy: um portal gratuito de educação sobre cripto, blockchain e a Web3.
  • Binance NFT Marketplace: uma plataforma para criar e negociar arte e colecionáveis.
  • Binance Charity: uma fundação sem fins lucrativos que promove doações com o uso de blockchain.

Todas essas vertentes alimentam a missão da Binance de ser o provedor de infraestrutura cripto e contribuir para a construção de um mundo onde o blockchain ajuda as pessoas a alcançar a liberdade financeira.

O que é a BNB Chain?

A BNB Chain, que significa “Build and Build”, é uma bockchain na qual desenvolvedores e inovadores podem construir aplicativos descentralizados (DApps) como parte da mudança para a Web3.

A descentralização é uma das principais propriedades da tecnologia blockchain Web3 e suas aplicações. O princípio-chave destes sistemas é que não há uma pessoa ou organização responsável. Diferentemente disso, a tecnologia permite que os usuários façam transações com segurança sem precisar depender de terceiros para proporcionar mais confiança. Também abre as portas para softwares de computador conhecidos como contratos inteligentes para automatizar muitas dessas interações, permitindo a criação de aplicativos descentralizados que suportam uma ampla gama de produtos – de serviços financeiros (DeFi), jogos (GameFi) e colecionáveis digitais (NFTs).

Em outubro de 2022, a BNB Chain havia se tornado a maior blockchain de contratos inteligentes por volume de transações e usuários ativos diários. Ela já processou mais de 3 bilhões de transações de 163 milhões de endereços únicos e tem um ecossistema com mais de 1.300 DApps. Sua natureza descentralizada significa que qualquer pessoa pode construir um produto na BNB Chain sem ter que pedir permissão, e com chances de atingir uma grande audiência.

A história da BNB Chain vem de abril de 2019, quando a Binance lançou o que chamava de Binance Chain. Naquele momento, o token BNB saiu da rede Ethereum e se tornou o token da Binance Chain. A principal característica desta nova blockchain era o incremento da funcionalidade dos contratos inteligentes e a possibilidade de os desenvolvedores construírem DApps.

Em fevereiro de 2022, com o lançamento da BNB Chain, que é formada pela BNB Beacon Chain (antiga Binance Chain) e a BNB Smart Chain (antes, Binance Smart Chain). A primeira está focada em governança (staking e votos), e a segunda segue sendo a infraestrutura para construção e disseminação de apps. A BNB Chain é um ecossistema descentralizado, de código aberto e orientado para a comunidade.

A Binance não é dona da BNB Chain

A natureza do relacionamento entre a BNB Chain e a Binance pode parecer confusa para algumas pessoas. O fato de a BNB Chain ter surgido após os lançamentos anteriores da Binance Chain (2019) e da Binance Smart Chain (2020) leva muitos a supor que deve ser outro produto ou projeto da Binance – muito parecido com Binance Pay ou Binance Labs. Da mesma forma, como o token BNB foi originalmente criado para pagar taxas na Binance, também é frequentemente pensado que deve haver algum tipo de propriedade ou controle da cadeia e do token por parte da Binance.

No entanto, há uma diferença fundamental entre a BNB Chain e a Binance que precisa ser entendida: a BNB Chain é um ecossistema blockchain descentralizado, enquanto a Binance é uma empresa centralizada que busca atender ao mundo Web3.

Em termos práticos, nenhuma pessoa ou organização detém a propriedade da BNB Chain. Sim, a Binance apresentou a ideia original, contribuiu com algum código para a BNB Chain e continua sendo uma apoiadora comprometida. Mas a visão original da Binance era que a BNB Chain fosse independente e descentralizada. Qualquer pessoa pode juntar participações de BNB para se tornar um validador de rede. Neste momento, a BNB Smart Chain já está a caminho de 41 validadores ativos.

A Binance, por sua vez, mesmo sendo uma organização altamente distribuída e estruturada horizontalmente, é centralizada. Em última análise, é a liderança da empresa que tem o poder de determinar a direção em que o ecossistema se move – mesmo que as necessidades do usuário estejam sempre no centro. A Binance não pode ditar o que a BNB Chain faz, porque isso depende da comunidade da rede e do consenso do validador.

Centralização versus descentralização

Uma das vantagens da centralização é que você sabe quem está por trás daquele serviço e tem a quem reclamar. A Binance tem orgulho de ter o foco no cliente e atendimento 24 horas, todos os dias, em diversos idiomas. Um usuário nunca perde o acesso a suas criptos guardadas na Binance.

As redes descentralizadas como a BNB Chain oferecem mais liberdade para os usuários explorarem a Web3 com independência e controle total de seus dados e segurança. Qualquer um pode acessar a rede, mas é preciso também ser mais experiente porque não há a quem recorrer se algo não correr bem. Migrar para a descentralização é um processo normal quando o usuário ganha esse conhecimento.

Em última análise, a Binance e a BNB Chain fazem parte do mesmo incentivo para a Web3, a revolução para a próxima geração da internet, onde a tecnologia blockchain descentralizada permite que as pessoas controlem seus próprios dados e vidas online. Ambas existem com o objetivo de ajudar as pessoas comuns em todo o mundo a alcançar a liberdade e a segurança que merecem para controlar suas próprias transações online, dados e vidas digitais.

“Somos um grande defensor da descentralização. Na Binance, acreditamos em dar passos incrementais, além de fornecer aos usuários opções para todas as ferramentas disponíveis. A Binance investe fortemente no desenvolvimento de soluções CEX [centralizadas] e DeFi [descentralizadas] e continuaremos a defender um futuro em que liberdade e segurança possam andar de mãos dadas”. afirma CZ.

Binance