Bloomberg Línea — A segunda rodada da pesquisa Ipec (ex-Ibope) para o segundo turno das eleições presidenciais, divulgada nesta segunda-feira (10), mostra o ex-presidente Lula (PT) na frente, com 51% da preferência dos eleitores, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 42%. Com isso, o petista tem nove pontos percentuais à frente do candidato à reeleição.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os entrevistados que não souberam ou não quiseram responder são 2% do total, e os que disseram que vão votar em branco, 5%. Foram entrevistadas 2.000 pessoas em 130 municípios brasileiros entre sábado (8) e hoje (10), considerando um nível de confiança de 95%.
A pesquisa também aponta que 48% dos eleitores entrevistados afirmaram que não votariam no atual presidente de jeito nenhum, enquanto a rejeição ao ex-presidente Lula é de 42%. Já sobre os votos válidos, ou seja, que excluem os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos, Lula tem 55% ante 45% de Bolsonaro.
O levantamento encomendado pela Globo também mostra que 94% dos eleitores dizem estar totalmente decididos em quem irão votar para presidente no segundo turno, enquanto os que dizem que ainda podem mudar de opinião somam 6%.
Entre os eleitores de Lula, 93% dizem que a decisão é definitiva, 7% dizem que podem mudar e 1% disse que não sabe ou não respondeu. Já entre os eleitores de Bolsonaro, 95% dizem que a decisão é definitiva, e outros 5% disseram que ainda podem mudar. De acordo com o Ipec, o cenário de segundo turno continua estável.
No primeiro levantamento do Ipec para o segundo turno, divulgado na última quarta-feira (5), o candidato do PT aparecia com 51% das intenções de voto, e Bolsonaro tinha 43%. Já as rejeições na rodada anterior eram de 50% para Bolsonaro e de 40% para Lula.
Leia também
Um terço da economia global entrará em recessão até 2023, prevê o FMI