Para cortar custos, Amazon defende home office para funcionários de call center

Gigante de tecnologia espera que metade dos trabalhadores de atendimento ao consumidor trabalhe de casa, segundo fontes disseram à Bloomberg News

A mudança faz parte de um plano para fechar vários call centers em todo o país, incluindo um aberto em 2005 em Kennewick, Washington
Por Spencer Soper
29 de Setembro, 2022 | 01:22 PM

Bloomberg — A Amazon (AMZN) está incentivando os funcionários de atendimento ao cliente em alguns call centers dos Estados Unidos a trabalharem de casa, sinalizando a preferência da empresa pelo trabalho remoto em certas funções que a ajudariam a economizar dinheiro em imóveis, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

A mudança faz parte de um plano para fechar vários call centers em todo o país, incluindo um aberto em 2005 em Kennewick, Washington, disse uma das pessoas, que pediu para não ser identificada por não estar autorizada a falar sobre os planos.

Um porta-voz da Amazon preferiu não comentar sobre os fechamentos planejados, mas confirmou a mudança para o trabalho remoto.

“Estamos oferecendo aos membros adicionais de nossa equipe de atendimento ao cliente a maior flexibilidade que veio com o trabalho virtual”, disse o porta-voz da Amazon, Brad Glasser, por e-mail. “Estamos trabalhando com os funcionários para garantir que sua transição seja perfeita enquanto continuamos priorizando o melhor suporte da categoria para os clientes.”

PUBLICIDADE

A pandemia forçou empresas a adotarem o trabalho remoto para funções de atendimento ao cliente e muitos funcionários estão resistindo aos esforços para retornar aos escritórios. Antes da pandemia, cerca de 90% dos cerca de 3 milhões de representantes de atendimento ao cliente nos EUA se deslocavam até os call centers. Após a pandemia, espera-se que cerca de metade deles trabalhe de casa e metade se desloque para o escritório, de acordo com Jeff Christofis, que supervisiona uma unidade da gigante de contratação Kelly Services.

Oferecer trabalho remoto ajudará a Amazon a recrutar funcionários em um setor com alta rotatividade. Além de fornecer flexibilidade aos trabalhadores, a Amazon não ficará presa a cidades específicas para preencher cargos. A medida também pode fazê-la economizar em imóveis se deslocar funcionários suficientes para trabalharem em casa e fechar instalações existentes.

A Amazon começou a permitir que os representantes de atendimento ao cliente trabalhassem em casa antes da pandemia. Sua divisão de computação vende o software Amazon Connect, que ajuda empresas a criar redes remotas de atendimento ao cliente. A Amazon tem call centers espalhados pelos EUA, inclusive em Kennewick e Phoenix, cada um empregando centenas de trabalhadores. Ainda assim, os funcionários de call center representam uma pequena fração dos mais de 1,5 milhão de funcionários da empresa.

PUBLICIDADE

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

De volta a 2008? S&P caminha para 3 trimestres de perda - como na crise financeira