Dólar supera os R$ 5,30 e Ibovespa perde os 99 mil pontos com commodities e fiscal

After Hours: Sessão foi de menor liquidez por conta do feriado de Dia da Independência nos EUA, que deixou as bolsas fechadas por lá

After hours
04 de Julho, 2022 | 05:28 PM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) encerrou o pregão desta segunda-feira (4) em queda de 0,35%, abaixo dos 99 mil pontos, em uma sessão de menor liquidez por conta dos mercados fechados nos Estados Unidos, dado o Dia da Independência.

O principal índice de renda variável da Bolsa brasileira tentou se manter no campo positivo com os ganhos de até 2,4% das ações da Petrobras (PETR3; PETR4) e de pares, sustentados pela alta do petróleo. Mas as ações de siderurgia e mineração, como Vale (VALE3), que caiu 0,57%, pesaram sobre o desempenho após novos casos de covid-19 na China derrubarem os preços do minério de ferro. Na máxima do dia, o Ibovespa chegou a ser negociado a 99.353 pontos.

O aumento do risco fiscal também contribuiu para as perdas, destaca Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil Investimentos. “A PEC dos Auxílios aumenta os temores dos investidores com o risco constante de abertura de exceções à âncora fiscal, em ano de eleições. Com a eventual instauração do ‘estado de emergência’, vai ser dada uma carta branca para o estado gastar como bem entender, aumentando a pressão sobre as contas públicas”, diz.

Na Bolsa, os maiores ganhos de hoje vieram das ações de Hapvida (HAPV3) e Locaweb (LWSA3), que subiram 7,47% e 4,20%, respectivamente. Na ponta oposta, lideraram as perdas os papéis de IRB Brasil (IRBR3), que recuou 4,63%, e Yduqs (YDUQ3), com queda de 4,31%.

PUBLICIDADE

Confira como fecharam os mercados nesta segunda-feira (4):

Na Europa, as principais bolsas fecharam no azul, após o índice de preços ao produtor (PPI) desacelerar para 36,3%, valor menor que o esperado, contribuindo para um maior otimismo na região.

Na agenda da semana, destaque para a ata do Federal Open Market Committee (Fomc), que sai na quarta-feira (6), e para os dados do mercado de trabalho medidos pelo Payroll que sairão na sexta-feira (8).

PUBLICIDADE

Já no âmbito doméstico, os investidores aguardam os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho, que saem na sexta (8), bem como para a PEC dos benefícios, que concede uma série de benefícios sociais, deve ser aprovada com celeridade, podendo ir para plenário ainda nesta semana.

*Matéria atualizada às 18h12 (horário de Brasília) para incluir o fechamento do dólar.

Leia também:

Investidor dos EUA vê Brasil barato, mas segura aposta, diz Itaú

Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.