Bitcoin pode estar prestes a sofrer nova onda de liquidação, aponta indicador

Percentual de investidores que compraram a criptomoeda a preços mais baixos que os níveis atuais atinge o menor patamar em mais de dois anos

Bitcoin
Por Vildana Hajric
09 de Junho, 2022 | 11:47 AM

Bloomberg Línea — Um número maior de traders de criptomoedas está com seus investimentos em bitcoin abaixo do valor pelo qual compraram e podem estar prontos para liquidá-los.

Isso significa, por outro lado, que o percentual de endereços anônimos de bitcoin que adquiriram suas participações a preços abaixo dos níveis de hoje atingiu mínimas não vistas desde março de 2020, de acordo com a Bequant, uma empresa de ativos digitais.

O nível atual em torno de 51% “aponta para uma capitulação”, embora os mercados de baixa em 2015 e 2018 tenham visto mínimas ainda mais baixas, escreveram Martha Reyes e Emiliano Bruno em nota.

Percentual de investidores que compraram bitcoin a preços baixos dos vigentes em cada mês desde o início de 2021dfd

Os preços de criptomoedas caíram neste ano com o Federal Reserve retirando estímulos e elevando juros para combater a inflação mais alta em quatro décadas.

PUBLICIDADE

O ambiente tem sido tóxico para todos os tipos de ativos mais arriscados, incluindo grandes empresas de tecnologia. Mas as criptomoedas foram particularmente atingidas, com o bitcoin perdendo mais de um terço de seu valor neste ano, e outros criptoativos, incluindo o Ether, caindo 50%.

Até as mineradoras de bitcoin começaram a descarregar tokens que acumularam, pois muitas veem poucos sinais de que os preços podem se recuperar em breve.

“Parece que as criptomoedas também estão sujeitas aos efeitos de grande parte do ciclo monetário que atinge as classes de ativos mais tradicionais”, disse Kara Murphy, diretora de investimentos da Kestra Holdings. “Olhando para o rápido aumento nos preços das criptomoedas, parece claro que elas realmente se beneficiaram das políticas de dinheiro fácil [liquidez abundante], e agora que o dinheiro está saindo do sistema, essa é uma boa parte da razão pela qual estão em queda recentemente.”

PUBLICIDADE

O Bitcoin caiu até 4,8% na quarta-feira (8), para cerca de US$ 29.800.

É improvável que quem comprou há mais tempo a preços muito baixos esteja despejando suas participações, disse Wilfred Daye, CEO da Securitize Capital, uma empresa de gestão de ativos digitais. Mas quem comprou nos últimos meses pode ter mais chances de vender.

“Grandes atores institucionais, que entraram durante o ciclo atual, correm o risco de liquidar seus ativos”, disse Daye. “Neste ciclo específico que começou no final de 2020, houve muitos [investidores] institucionais entrando a um preço mais alto. Acho que é mais uma capitulação institucional.”

E o sentimento continua azedo. O coeficiente entre as opções de venda e compra de bitcoin atingiu uma alta de 0,75 na semana passada, de acordo com dados do Skew compilados pela Babel Finance.

Isso indica que “operadores continuam comprando opções de venda para proteção de preços ou procuram lucrar com o declínio dos preços”, escreveram os estrategistas da Babel em nota.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também:

PUBLICIDADE

Por que o Bitcoin estacionou na faixa de US$ 30 mil

©2022 Bloomberg L.P.