XP/Ipespe com Doria: Lula tem 45% e Bolsonaro, 34% das intenções de voto

Pesquisa feita por telefone, e que considerou João Doria (PSDB) candidato, mostrou menor diferença entre presidente e petista até agora

Em cenário com Doria candidato, Lula vai a 45% das intenções de voto e Bolsonaro, a 34%, segundo XP/Ipespe
27 de Maio, 2022 | 12:29 PM

Bloomberg Línea — Num cenário ainda com João Doria (PSDB) na disputa pela Presidência da República, pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (27) mostra Lula (PT) com 45% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 34%.

Ambos apresentaram crescimento dentro da margem de erro da pesquisa, de 3,2 pontos: Lula tinha 44% na última pesquisa, divulgada há uma semana, e Bolsonaro tinha 32%.

De acordo com a nota de divulgação da pesquisa, o crescimento dos dois principais candidatos se deu sobre os votos brancos, nulos e indecisos. Eram 8% dos eleitores na última pesquisa e agora são 5%.

Depois deles vêm Ciro Gomes (PDT), com 8%, Simone Tebet (MDB), com 3%, João Doria, com 2%, e André Janones (Avante), também com 2%.

PUBLICIDADE

A pesquisa contradiz os resultados do Datafolha divulgado na quinta-feira (26), que mostra Lula com 48% e Bolsonaro, com 27%. Foi a maior diferença entre os dois já registrada pelos institutos.

Mas há diferenças de metodologia entre as pesquisas, e por isso elas não podem ser comparadas. A pesquisa do Datafolha ouviu 2.556 pessoas em domicílio nos dias 25 e 26 de maio e não considerou Doria candidato — o tucano desistiu da disputa no início desta semana, em favor da candidatura da senadora Simone Tebet.

Já a XP/Ipespe ouviu mil pessoas por telefone entre os dias 23 e 25 de maio e considerou Doria candidato. Segundo a pesquisa, o tucano caiu da última pesquisa para cá, de 4% para 2%.

O registro da pesquisa XP/Ipespe no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-07856/2022.

Leia também

Exclusivo: David Vélez, CEO do Nubank: ‘não vemos necessidade de demissões’

Pedro Canário

Repórter de Política da Bloomberg Línea no Brasil. Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero em 2009, tem ampla experiência com temas ligados a Direito e Justiça. Foi repórter, editor, correspondente em Brasília e chefe de redação do site Consultor Jurídico (ConJur) e repórter de Supremo Tribunal Federal do site O Antagonista.