Após oito anos, bolsa angolana consegue primeiro IPO

Banco BAI planeja fazer estreia em 9 de junho; dois grandes acionistas do banco vão ofertar 10% de suas ações para venda

Economia está em alta devido ao fim da recessão no país
Por Henrique Almeida e Candido Mendes
23 de Abril, 2022 | 01:55 PM

Bloomberg — A bolsa de valores de Angola, com oito anos de existência, pode finalmente começar a negociar ações em 9 de junho. É quando o Banco BAI planeja estrear após uma oferta pública inicial.

Dois dos maiores acionistas do banco – a petrolífera estatal Sonangol e a produtora de diamantes Endiama – vão ofertar 10% de suas ações no IPO, de acordo com prospecto publicado no site do BAI. As ações devem ser precificadas entre 17,2 mil kwanzas (US$ 41,75) e 20.640 kwanzas, o que daria ao maior banco de Angola um valor de cerca de US$ 972 milhões.

O início do trading é o próximo passo na tentativa de Angola de atrair investidores estrangeiros para o segundo maior país produtor de petróleo da África. A economia do país está em alta depois que saiu de cinco anos de recessão em 2021 e teve sua classificação de crédito elevada pela Moody’s.

Para a Bolsa de Valores de Angola, ou Bodiva, os problemas econômicos passados do país levaram a adiar o início do trading, que estava inicialmente planejado para 2015.

PUBLICIDADE

O governo do presidente João Lourenço também embarcou em um ambicioso programa de privatização, que colocou 195 ativos a venda. Angola completou um programa com o Fundo Monetário Internacional no ano passado.

O produto interno bruto do país deve crescer 3% este ano, segundo o FMI.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também